Todavia, apenas em 2029 modelos de alto padrão devem ser equipados com essa tecnologia
A BYD iniciou a produção piloto de baterias de estado sólido de 60Ah em 2024 e pretende avançar para a instalação em massa a partir de 2027, com expansão em larga escala após 2030. A informação foi divulgada por Sun Huajun, diretor de tecnologia da Shenzhen BYD Lithium Battery Co., Ltd., durante o segundo Fórum de Inovação e Desenvolvimento de Baterias de Estado Sólido da China, realizado em 15 de fevereiro.
Sun destacou que, no longo prazo, as baterias de estado sólido podem atingir preços equivalentes das baterias convencionais com a ampliação da produção. Em setembro de 2023, o executivo já havia indicado que a empresa manteria investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas gerações de baterias, incluindo opções de estado sólido baseadas em sulfeto.
O período de demonstração dessas baterias está previsto para ocorrer entre 2027 e 2029, com foco em veículos elétricos de médio e alto padrão. Entre 2030 e 2032, a expansão do uso deve abranger os modelos convencionais do mercado. Apesar dessas novas baterias já estarem no radar da fabricante chinesa, as baterias de fosfato de ferro-lítio continuarão em uso por pelo menos 15 a 20 anos devido a fatores como custo e disponibilidade de materiais. Desta forma, a tecnologia atual seguirá presente em veículos de diferentes segmentos.
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