Modelo tem mecânica confiável, embora tenha motor aspirado e não turbo, além de ter bons equipamentos
Recentemente, o Fiat Cronos chegou a linha 2026 com mudanças visuais, de equipamentos e de preço. Todavia, ainda quem procure a linha 2025 pelos atributos que o sedã tem, por exemplo, mecânica confiável com motor 1.3 Firefly, mesmo sendo apenas aspirado, assim como tem bons opcionais, atendendo claramente voltado para clientes que priorizam o custo de manutenção e o consumo. Claro, a Revista Carro andou com o modelo por uma semana para saber se ainda vale a pena comprá-lo no mercado de usados.
Espaço e equipamentos
No interior, o modelo traz bancos de tecido, painel com instrumentos analógicos com computador de bordo digital, central multimídia Uconnect com espelhamento via cabo para Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré. Esse conjunto de conectividade confere uma modernidade básica, visto que a tela da central não é gigante como dos carros atuais, lembrando que o Cronos é de 2018 e a tecnologia de telas dentro de veículos já evoluiu muito de lá para cá. Além disso, essa tela não é capacitiva e a conexão sem fio com smartphone só na linha 2026, embora o cabo conecte bem e rápido. Por fim, a câmera de ré também não tem qualidade HD, mas atende ao motorista em pequenas manobras.
Com 2,52 metros de entre-eixos, o Cronos apresenta um espaço traseiro dentro dos padrões, não sendo apertado, mas também, não sendo espaço. Portanto, vai comportar bem dois adultos, um terceiro ficará apertado. Em contrapartida, o porta-malas tem 525 litros de capacidade, o que favorece usuários que priorizam transporte de bagagens, mesmo com o impacto direto na área destinada aos ocupantes traseiros, sendo ideal para quem trabalha como motorista de aplicativo.
O modelo ainda oferece ar-condicionado digital, controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa.
Motor confiável e consumo
O motor Firefly 1.3 litro entrega até 107 cv e 13,7 kgfm de torque, trabalhando em conjunto com a transmissão automática do tipo CVT. Deste modo, não espere o desempenho do T200 da marca, visto que ele entrega uma arrancada e retomadas sem vigor, só que não atrapalha o dia a dia, uma vez que o foco é o conforto dos passageiros e consumo. Vale lembrar que o Crono, nessa mesma versão, já teve motor 1.8 Etorq, que entrega até 139 cv, trabalhando com câmbio de seis velocidades. Sim, o 1.3 Firefly é menos potente, só que não vai ter problemas com trocador de calor como do outro conjunto motriz. Se você é entusiasta de mecânica, a Revista O Mecânico fez uma matéria completa sobre esse problema, que também afeta modelos da Jeep.
Em testes com etanol, o consumo médio foi de 10 km/l. Com gasolina, chegamos a fazer 14,9 km/l. Junte esses números com potência, o motorista terá um bom equilíbrio. Claro, o motor T200 caíria muito bem no Cronos, só que isso não deve acontecer tão cedo.
Vale a pena?
No mercado de usados, o Fiat Cronos Precision, que é a opção topo de gama, certamente vai atrair compradores que buscam sedãs com baixo custo de manutenção, consumo eficiente e porta-malas amplo, sendo ideal para quem trabalha como aplicativo.
No entanto, o espaço interno limitado e a ausência de motor turbo para quem busca mais emoção podem influenciar na decisão de compra de rivais como Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus e Volkswagen Virtus, por exemplo.
Discover more from FATONEWS :
Subscribe to get the latest posts sent to your email.