O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou contra o recurso apresentado pela Advocacia do Senado que buscava obrigar a influenciadora e advogada Deolane Bezerra a depor CPI das Bets.
Deolane havia sido convocada para prestar depoimento na quinta-feira (10/4), mas foi dispensada após habeas corpus concedido por Mendonça. A decisão está sendo analisada no plenário virtual da Segunda Turma do STF, em sessão extraordinária.
Em seu voto, o ministro destacou que a presença de Deolane em comissões parlamentares tem de ser facultativa, já que ela é investigada no caso. Ainda devem votar os ministros Nunes Marques, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Edson Fachin, o presidente da turma.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Convocação
A participação de Deolane na CPI foi motivada por seu envolvimento na Operação Integration, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco em setembro de 2024. A investigação apura suposto uso de casas de apostas para lavagem de dinheiro.
O senador Izalci Lucas (PL-DF), membro da CPI, criticou a decisão de dispensar a influencer. “O direito ao silêncio não pode ser confundido com o esvaziamento do papel investigativo da comissão. Tem coisas que ela poderia falar sem comprometer a investigação”, argumentou.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Discover more from FATONEWS :
Subscribe to get the latest posts sent to your email.