A cantora e compositora Giani Torres, de Dourados (MS), lançou em março o clipe da canção “Vida de Maria”. Com pegada de samba rock, a música aborda com delicadeza e força o tema da violência doméstica. A canção é uma parceria com a rapper douradense SoulRa, que traz a potência do rap para denunciar a violência naturalizada nas relações sociais, e destacar a fé e a luta coletiva como caminhos possíveis para a superação desse ciclo.
“Eu compus o samba Vida de Maria na pandemia, quando começaram a surgir as matérias sobre o aumento da violência doméstica, com os homens mais tempo dentro de casa. Foi quando vi a necessidade de escrever sobre isso. Vi que estava faltando algo que comunicasse melhor, algo que chegasse a um maior número de mulheres… A música estava pronta, não via o que mudar nela, mas queria agregar outra linguagem. Como gosto muito do trabalho da SoulRa, pedi que ouvisse a música e agregasse sua letra, sua participação. Quando ela me mostrou, eu amei!”, conta Giani.
Com produção musical de Júlio Queiroz, “Vida de Maria” foi gravada ainda em 2021, mas só foi lançada após ganhar sua versão em vídeo. As artistas entenderam que essa é uma música que pede uma linguagem visual — que chegue ainda mais longe, com mais impacto e acolhimento. O vídeo foi viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Investimentos à Produção Artística e Cultural (FIP), via edital da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Dourados.
SUCESSO DO CLIPE
Mesmo com uma divulgação feita principalmente no boca a boca e sem grandes investimentos, o clipe já alcançou quase 7 mil visualizações no Youtube em menos de um mês, mostrando a força e o alcance da mensagem. A música também está disponível em plataformas de música como Spotify, Deezer, e outros.
O clipe, lançado em março de 2025, foi gravado em diversas locações da cidade e traz um elenco formado por mulheres que representam a diversidade étnico-racial da região sul-mato-grossense. Com uma estética contemporânea e sensível, a produção audiovisual tem direção, direção de fotografia e cinegrafia assinadas por Fabrício Borges e Tatiana Varela, do Estúdio Punto Aureo. A edição e finalização são também de Tatiana Varela, com direção de arte de Lizzi Machado, direção de elenco de João Rocha, produção de Giani Torres e roteiro escrito por Giani Torres e SoulRa. A maquiagem artística é de Lucas Nascimento e o cabelo de Zilma Ortega. A assessoria musical é de Nana Coloral. Também participaram do vídeo as artistas convidadas Társila Bonelli e Jéssica Rayssa.
DISCO PARA OUTUBRO
Além do clipe, Giani está em estúdio neste mês de abril gravando seu terceiro trabalho autoral, um EP com cinco músicas, que será lançado em outubro com apoio do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB). Toda a produção está sendo realizada em Dourados, com direção musical de PV Sanches.
Com uma trajetória marcada pelo compromisso com temas sociais e a valorização das culturas locais, Giani Torres se consolida como uma das vozes mais potentes e sensíveis da nova música popular sul-mato-grossense.
Discover more from FATONEWS :
Subscribe to get the latest posts sent to your email.