Uso de suplementos, manejo estratégico e aproveitamento de subprodutos podem otimizar a alimentação do rebanho de forma sustentável
A nutrição animal é um dos principais componentes dos custos de produção na pecuária de corte. Diante disso, em momentos de mercado desfavorável, como queda no preço da arroba do boi, crises econômicas, altos custos dos insumos, secas e restrição de pastagem, muitos pecuaristas buscam alternativas alimentares mais econômicas para manter a viabilidade do negócio.
“Existem diversas opções de nutrição que podem ser incorporadas na dieta dos bovinos sem comprometer a saúde e o desempenho dos animais. Alguns exemplos são as pastagens de qualidade, silagens e fenos; resíduos agroindustriais, como bagaço de cana-de-açúcar, polpa cítrica, DDG – coproduto de destilação, gérmen de milho, casca de soja, que são fontes viáveis de energia e proteína; leguminosas e oleaginosas, como a torta de soja, por exemplo, rica em proteínas; além das gramíneas tropicais, que são fontes de fibra e auxiliam na digestão dos bovinos”, comenta Mariana Lisboa, gerente nacional de Nutrição da Supremax, braço fabril da Axia Agro, maior distribuidora e revendedora de insumos agropecuários do Brasil.
A especialista ressalta que a substituição parcial dos produtos principais, como milho e farelo de soja, na ração convencional, deve levar em consideração a fase do ciclo de produção para garantir sua eficiência. “Na fase de terminação, período em que a demanda por energia é maior, é necessário introduzir fontes energéticas alternativas. Já na fase de crescimento, a suplementação proteica é essencial para o desenvolvimento muscular e pode ser feita com subprodutos”, explica Mariana.
Além da escolha dos ingredientes, algumas estratégias combinadas podem ajudar a reduzir custos sem comprometer a produtividade, como: formulação de proteinados e rações, adaptando a mistura de alimentos baseados nos nutrientes disponíveis nas forragens e resíduos agrícolas; manejo de pastagens rotativas, que auxiliam na gestão dos recursos forrageiros e promove um crescimento sustentável; e a suplementação planejada com fornecimento de ração convencional em momentos estratégicos, para garantir um aporte adequado de nutrientes.
“O aproveitamento de subprodutos e pastagens são opções mais econômicas. No entanto, garantir o equilíbrio de nutrientes é um desafio. O planejamento nutricional e a avaliação das condições locais sãos essenciais para uma implementação bem-sucedida. A formulação adequada é fundamental para impedir deficiências nutricionais que possam afetar o desempenho do rebanho”, reforça.
Para produtores que desejam otimizar a nutrição do rebanho com alternativas acessíveis, a Supremax, fábrica especializada na produção de insumos para nutrição animal, oferece soluções como Supremax Proteinado Verde Max, Supremax Proteinado 30, Supremax Supregold, até Supremax Ração Dieta Total. Os produtos estão disponíveis nas lojas da Casa da Lavoura nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso, e nas unidades da Agroline, com presença física em Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará, além da venda online.
Sobre a Axia Agro
A Axia Agro é a maior distribuidora e revendedora de insumos agropecuários do Brasil, com forte presença no Norte e Centro-Oeste do país. Fundado em 2021, o grupo nasceu com o objetivo de proporcionar um ecossistema de soluções completas ao pecuarista brasileiro, por meio da consolidação de revendas, tecnologia, inovação e serviços, potencializando a produtividade no setor. Hoje, a empresa conta com mais de 60 lojas distribuídas entre os estados de Rondônia, Acre, Amazonas , Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e um braço fabril de produção de insumos para nutrição animal. Para mais informações sobre a Axia Agro, clique aqui.
Sobre a Agroline
Fundada em 1997, a empresa foi a primeira do setor pecuário a investir em comércio eletrônico, tornando-se hoje o maior no segmento. A Agroline também está presente de forma física nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará, com a missão de ser a melhor parceira para os produtores rurais oferecendo soluções completas para maximizar a produtividade. Mais informações, acesse aqui.
Sobre a Casa da Lavoura
A Casa da Lavoura se classifica como uma tradicional rede de lojas de produtos agropecuários, máquinas e implementos agrícolas, com presença física nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso. Destaca-se como uma empresa totalmente afinada às questões ligadas ao meio rural, atuando de forma transparente e totalmente responsável. Mais informações, acesse aqui.
Sobre a Supremax
Nascida da visão empreendedora da Casa da Lavoura no início dos anos 2000, a Supremax é o braço industrial do grupo, especializado na produção de insumos para nutrição animal. A empresa conta com três unidades fabris, em Araguaína (TO), Ariquemes (RO) e Tangará da Serra (MT). Por meio de seus produtos e de sua consultoria técnica, a marca visa tornar-se referência no mercado agropecuário. Mais informações, acesse aqui.
Por Patricia Mattos
Discover more from FATONEWS
Subscribe to get the latest posts sent to your email.