Picape mantém motor V6 de 258 cv e alcança até 12,6 km/l; versão Comfortline custa R$ 313,9 mil
Foto: Felipe Salomão
A Volkswagen Amarok Comfortline é a versão de entrada da picape média que recebeu uma atualização visual, mantendo o motor V6 de 258 cv. A versão Comfortline está disponível por R$ 313,9 mil, enquanto a versão topo de linha Extreme custa R$ 41 mil a mais. Para avaliar se a versão intermediária é justificável, a Revista Carro percorreu 500 km com a Amarok Comfortline.
Concorrência no mercado de picapes
O mercado de picapes médias no Brasil está altamente competitivo. Modelos como a Ford Ranger, que passou por atualizações recentes e vem crescendo nas vendas, e a Chevrolet S10, que também foi renovada, são fortes concorrentes. Outras opções, como a Fiat Titano, que chegou com preço atrativo e a BYD Shark, com motorização híbrida, também estão ganhando destaque. Além disso, novos lançamentos como a GWM Poer, prevista para ser fabricada no território nacional, e a Mitsubishi L200 Triton, que terá um novo visual no próximo ano, colocam a Amarok em uma posição desafiadora. É importante lembrar que a nova geração da Amarok não será vendida por aqui devido ao custo elevado, já que a produção ocorre na África do Sul, sem acordo de importação com o Brasil.
Facelift e novidades visuais
Para contornar a falta da nova geração, a Volkswagen lançou um facelift da Amarok com elementos visuais dos seus novos SUVs, como o T-Cross, Nivus e Taos, incluindo uma barra de LED na parte frontal e uma nova grade. No interior, a central multimídia foi atualizada e a picape agora conta com um display circular chamado “Safer Tag”, que emite alertas de distância, saída de faixa e leitura de placas. Os bancos receberam novos revestimentos, enquanto o painel continua com acabamento em plástico rígido, uma característica comum nos modelos da marca.
Desempenho do motor V6
A Amarok Comfortline mantém o motor 3.0 V6 de 258 cv e 59,1 kgfm de torque. Durante o teste, o modelo registrou consumo médio de 12,6 km/l, com 9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro. Apesar da confiabilidade do motor e da disponibilidade de peças, o futuro da mecânica pode ser impactado pelas novas regras de emissões do Proconve L8, que entram em vigor em 2025. A Volkswagen pode precisar ajustar a picape para atender a essas novas exigências.
Desempenho e conforto no uso diário
A Amarok Comfortline oferece boa condução, mantendo um visual mais conservador. No entanto, faltam recursos de assistência ao motorista que estão presentes em modelos como a Toyota Hilux e a Ford Ranger. A suspensão não sofreu alterações e garante um conforto semelhante ao de SUVs de grande porte. Com 5,35 metros de comprimento, 1,95 metro de largura e 1,85 metro de altura, a picape é confortável para até cinco adultos, com um entre-eixos de 3,09 metros e bancos macios e ajustáveis.
Equipamentos e comparação entre versões
A Comfortline é bem equipada, com bancos dianteiros com ajustes elétricos, câmera de ré, sensores de estacionamento e faróis em LED. O sistema multimídia touchscreen de 9” oferece integração com Android Auto e Apple CarPlay. Já a versão Extreme, com preço de R$ 354.990, apresenta mais recursos e elementos visuais, como adesivo lateral, logotipo “Extreme”, rodas aro 20” e sistema de controle de pressão dos pneus. Embora ambas as versões compartilhem a mesma motorização e desempenho, a Extreme agrega mais itens de série.
Conclusão
A Volkswagen Amarok Comfortline é uma boa opção para quem busca uma picape com motor potente e recursos suficientes para o uso diário, sem precisar investir na versão mais cara. No entanto, a versão Extreme pode justificar o preço mais alto para quem prioriza um visual mais ousado e mais equipamentos. Para quem procura opções mais modernas ou melhor custo-benefício, modelos como a Ford Ranger e a Chevrolet S10 podem ser alternativas mais atraentes, especialmente com as atualizações recentes.
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