Em eleição realizada na manhã deste domingo (25), o advogado roraimense Samir Xaud, de 41 anos, foi eleito presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para o mandato de 2025 a 2029. Candidato de chapa única, intitulada “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, Xaud recebeu 103 dos 146 votos possíveis durante a Assembleia Geral Eleitoral, realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
A nova diretoria da CBF contará com oito vice-presidentes, incluindo Michelle Ramalho Cardoso, primeira mulher da história a ocupar o cargo. Também foram eleitos Ednailson Leite Rozenha, Fernando Sarney, Flávio Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Ricardo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
A chapa teve apoio expressivo de federações estaduais — entre elas a Federação de Mato Grosso do Sul — e de clubes das Séries A e B, como Palmeiras, Grêmio, Botafogo, Vasco, Paysandu e CRB.
Em seu primeiro discurso como presidente eleito, Xaud destacou que sua gestão será baseada no diálogo, inclusão e modernização. “Nossa gestão será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte”, afirmou.
Ele também agradeceu ao antecessor Ednaldo Rodrigues pelos avanços obtidos em sua administração e reconheceu o gesto de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, que retirou sua pré-candidatura.
Entre os compromissos anunciados por Xaud está a reestruturação do calendário do futebol nacional. Ele prometeu limitar os campeonatos estaduais a 11 datas, mas sem comprometer sua relevância. “Essa reorganização é necessária, mas não significa uma desvalorização dos Estaduais. Eles movimentam economias locais e fortalecem o sentimento de pertencimento entre torcedores e clubes”, declarou.
Outro projeto central da nova gestão é a criação de um sistema de fair play financeiro, inspirado em modelos internacionais, com grupo de trabalho formado por clubes, federações e especialistas.
Samir Xaud assume a presidência da CBF com a promessa de modernizar a entidade, garantir mais transparência na gestão e aproximar ainda mais o futebol das bases e da sociedade brasileira.
Discover more from FATONEWS :
Subscribe to get the latest posts sent to your email.