Lúcido e independente, ele foi sozinho até o Detran para renovar o documento, dirigindo sua Ford F-1000 e disse prezar por sua liberdade
O sul-mato-grossense Ranulfo Custódio Alves está prestes a completar 102 anos e segue tendo conquistas. A última foi a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na última quinta-feira (15), que o mantém como o condutor mais velho do Estado.
Ranulfo é habilitado há 65 anos e, para a última renovação, chegou sozinho até a agência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) em Camapuã, onde mora, conduzindo a sua Ford F1000.
A primeira pergunta ao chegar ao local foi: “Vou conseguir renovar por quanto tempo?”. Chamou a atenção dos servidores do órgão a simpatia e lucidez de Ranulfo.
“Pra mim, o importante é eu ter minha vida com liberdade”, disse. “Porque você combina com um motorista às 7h, ele chega às 9h. E eu não sou homem de esperar!”, acrescentou, explicando que os filhos insistem para que ele tenha um motorista.
A prudência é regra para Ranulfo, que diz respeitar todas as regras de trânsito.
“Guio devagar, não passo de 70 km/h. Coloco meu carro na minha faixa. Quem tiver com pressa, me poda. Sou escravo da minha obrigação! Gosto de andar da forma correta, respeito muito a lei”, diz.
Ele foi aprovado no exame médico e conquistou mais três anos de habilitação, até 2028. O médico responsável, Osvaldo Góis Figueiredo, ressaltou apenas que, sempre que for dirigir, é necessário que ele use óculos.
“Eu acho que vocês vão voltar aqui daqui a 3 anos. Vão dizer: vamos lá, o véinho vai renovar de novo.”, afirmou Ranulfo, bem humorado.

Ranulfo garante que em 2028 irá renovar novamente a CNH
Legislação
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com as alterações da Lei nº 14.071/2020, o prazo de validade da CNH depende da idade e da avaliação do profissional médico, sendo:
- Até 49 anos: validade de até 10 anos;
- De 50 a 69 anos: validade de até 5 anos;
- A partir de 70 anos: validade de até 3 anos.
Mato Grosso do Sul tem valor diferenciado nas taxas de renovação para o público idoso. De 60 a 69 anos, o condutor tem 50% desconto na guia do Detran-MS, e a partir de 70 anos, o desconto é de 70%.
Segundo levantamento do Detran-MS, de janeiro a abril deste ano, 15 condutores com mais de 90 anos renovaram a CNH no Estado.
Rotina aos 102 anos
Nascido em 27 de maio de 1923, em Três Lagoas, Ranulfo mudou-se para Camapuã em 1941 em busca de trabalho, onde mora atualmente.
Segundo ele, trabalhou duro em “serviço braçal”, formou patrimônio e constituiu família, sendo pai de sete filhos, além de ter netos, bisnetos e até tataranetos.
Até hoje, Ranulfo acompanha de perto os trabalhos na fazenda, decide tudo por conta própria e preserva com zelo sua independência.
“Meus filhos não sabem o que eu tenho, o que eu devo. Eu que cuido de tudo. Eu que decido tudo”, diz.
A rotina dele se reveza entre cidade, fazenda e Campo Grande, onde mora a filha caçula.
“Hoje eu estou fazendo tudo pra ficar no lugar que eu gosto. Camapuã não está bom? Eu vou pra fazenda. Fazenda não está bom? Eu vou para Campo Grande. Eu não fico assim, dias, porque eu já não trabalho mais, e sou muito impaciente”, revela.
Além disso, Ranulfo afirma que gosta de pescar em Corumbá.

Discover more from FATONEWS :
Subscribe to get the latest posts sent to your email.