A busca por maior eficiência produtiva e sustentabilidade na pecuária de corte tem impulsionado pecuaristas a elaborarem estratégias nutricionais mais avançadas. Entre elas, a suplementação com metionina, um aminoácido essencial, vem ganhando destaque por seus benefícios comprovados na melhora do desempenho animal e da qualidade da carne, além de ser uma opção sustentável.
A metionina é um aminoácido essencial que não é sintetizado naturalmente pelo organismo dos bovinos e, portanto, precisa ser fornecido por meio da dieta. Seu papel é fundamental na síntese de proteínas, crescimento e desenvolvimento muscular dos animais. Ao ser incluída na alimentação de forma estratégica, ela se diferencia de outros aditivos nutricionais por fornecer elementos importantes para processos metabólicos essenciais, enquanto outros aditivos podem atuar como promotores de crescimento, digestibilidade ou saúde intestinal de maneira mais ampla.
Mariana Lisboa, gerente nacional de Nutrição da Supremax, braço industrial da Axia Agro, explica que a suplementação com metionina proporciona melhor eficiência alimentar, ganho de peso acelerado e promove proteção hepática.
“Ao otimizar a síntese proteica e melhorar a digestibilidade de nutrientes, a metionina ajuda a aumentar o ganho de peso e melhora a conversão alimentar, tornando a ingestão de alimentos mais eficiente para o crescimento. No consumo regular possui ação antitóxica, além disso, há indícios de que o uso da metionina contribui para a redução da emissão de gases, como o metano, ao otimizar a digestão e reduzir a fermentação ruminal excessiva, um ganho expressivo em termos ambientais”, conta.
Os efeitos positivos da suplementação com metionina variam de acordo com a fase de criação do rebanho. “Durante a cria e recria, a metionina apoia o crescimento inicial, e, como antitóxico, reduz índices de doenças fúngicas que acomete o rebanho e causa perdas significativas no desenvolvimento estrutural do animal. Já na fase de terminação, potencializa a deposição de tecidos musculares, agregando valor à carcaça final”, explica Mariana.
A especialista recomenda que a suplementação com metionina seja considerada como parte de um plano nutricional mais amplo e integrado, levando em conta as necessidades específicas do rebanho, condições ambientais e objetivos de produção.
“É uma opção estratégica para uma pecuária de corte mais eficiente, lucrativa e ambientalmente responsável. Seu uso inteligente, dentro de um planejamento nutricional adequado, pode representar um diferencial competitivo importante para produtores de todos os portes”, finaliza.
Com amplo portfólio de produtos, a Supremax, indústria especializada na produção de insumos para nutrição animal, oferece soluções que contam com metionina, em quase todo portifólio, dentre todas categorias e fases, como Cria, Suprecio, Recria, Metionina 65, Conversão max, Engorda, Supregold, Ração Dieta Total. Os produtos estão disponíveis nas lojas da Casa da Lavoura, nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso, e nas unidades da Agroline, com presença física em Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará, além da venda online.
Sobre a Axia Agro
A Axia Agro é a maior distribuidora e revendedora de insumos agropecuários do Brasil, com forte presença no Norte e Centro-Oeste do país. Fundado em 2021, o grupo nasceu com o objetivo de proporcionar um ecossistema de soluções completas ao pecuarista brasileiro, por meio da consolidação de revendas, tecnologia, inovação e serviços, potencializando a produtividade no setor. Hoje, a empresa conta com mais de 60 lojas entre os estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Pará, e um braço fabril de produção de insumos para nutrição animal. Para mais informações sobre a Axia Agro, clique aqui.
Sobre a Supremax
Nascida da visão empreendedora da Casa da Lavoura (que agora atua com a marca Nossa Lavoura) no início dos anos 2000, a Supremax é o braço industrial do grupo, especializado na produção de insumos para nutrição animal. A empresa conta com unidades fabris em Ariquemes (RO), Tangará da Serra (MT) e Araguaína (TO). Por meio de seus produtos e de sua consultoria técnica, a marca visa tornar-se referência no mercado agropecuário. Mais informações, acesse aqui.
Sobre a Agroline
Fundada em 1997, a empresa foi a primeira do setor pecuário a investir em comércio eletrônico, tornando-se hoje o maior no segmento. A Agroline também está presente de forma física nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará, com a missão de ser a melhor parceira para os produtores rurais oferecendo soluções completas para maximizar a produtividade. Mais informações, acesse aqui.
Sobre a Casa da Lavoura
A Casa da Lavoura se classifica como uma tradicional rede de lojas de produtos agropecuários, máquinas e implementos agrícolas, com presença física nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso. Destaca-se como uma empresa totalmente afinada às questões ligadas ao meio rural, atuando de forma transparente e totalmente responsável. Mais informações, acesse aqui.
Fonte: Gisele Gomes Comunica
Discover more from FATONEWS :
Subscribe to get the latest posts sent to your email.