Ações emergenciais do Ministério das Comunicações garantiram continuidade de serviços e atendimentos durante enchentes
Um ano após o Rio Grande do Sul registrar a maior tragédia climática de sua história, o Ministério das Comunicações esteve presente desde o início da tragédia climática que devastou o estado, garantindo conectividade, apoio humanitário e atendimento direto à população. Desde o final do mês de abril de 2024, a Pasta coordenou uma série de iniciativas emergenciais especialmente para o restabelecimento das comunicações nas áreas severamente impactadas pelas fortes chuvas.
“Durante a tragédia no Rio Grande do Sul, vimos o poder da união dos brasileiros em prol da reconstrução do estado. O Ministério das Comunicações respondeu à altura para garantir a conectividade necessária para que a população não ficasse isolada e para que serviços e atendimentos fundamentais continuassem. Não deixamos ninguém para trás”, lembrou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
A atuação, em conjunto com a Telebras, os Correios e a Anatel, na retomada da conectividade em várias regiões do estado, foi fundamental para apoiar as operações de emergência, facilitar a comunicação e auxiliar no processo de reconstrução das áreas afetadas.
Uma das primeiras ações realizadas logo nas primeiras semanas da tragédia foi a campanha do Ministério das Comunicações e dos Correios, que arrecadou e entregou gratuitamente 9 mil toneladas de doações da população para as vítimas. Além disso, mais de 50 toneladas de roupas e calçados apreendidos pela Receita Federal foram transportados para a Defesa Civil gaúcha.
O Ministério das Comunicações também atuou em parceria com a Telebras. Foram implantadas 54 unidades de satélite transportáveis. Destas, 51 entraram em plena operação, realizando um total de 186 atendimentos em 51 municípios. Os satélites auxiliaram a Defesa Civil nas operações de logística de salvamento; a Secretaria de Saúde do RS; o Exército Brasileiro, no resgate de vítimas e apoio às tropas que atuaram nas ações de busca e salvamento; o Ibama e o Tribunal de Justiça.
A Pasta também apoiou a Caravana de Direitos, ação promovida pela Defensoria Pública da União (DPU) para atender famílias em situação de vulnerabilidade social que foram afetadas pelas enchentes no estado. No total, estavam previstos atendimentos em 111 municípios.
Pelo programa Wi-Fi Brasil, foram disponibilizadas 390 unidades fixas, das quais 148 foram ativadas e distribuídas em 65 municípios. A infraestrutura da iniciativa reforçou a conectividade em pontos estratégicos, garantindo a continuidade de serviços essenciais e o apoio à recuperação de comunidades quilombolas, indígenas, Ibama e PRF/RS.
O Ministério das Comunicações também adotou outras medidas essenciais, como a facilitação do fornecimento de dados das operadoras para a Dataprev, colaborando diretamente na validação de beneficiários do auxílio-reconstrução. Além disso, atuou junto às empresas de telefonia móvel para habilitarem o roaming gratuito e disponibilizarem pacotes de internet, permitindo que redes de uma operadora fossem utilizadas por clientes de outras prestadoras sem custo. Também foram oferecidos pacotes de internet gratuitos, de 5GB a 10GB, para clientes pré-pagos da região.
COMPUTADORES PARA INCLUSÃO E CARRETA DIGITAL
Por meio do programa Computadores para Inclusão, o Ministério das Comunicações doou 929 máquinas, contemplando escolas públicas, associações e Organizações Não Governamentais (ONGs) de municípios como Porto Alegre, Canoas, Pelotas e Esteio. Pelo menos 1,4 mil alunos foram beneficiados.
Além disso, o MCom implementou a Carreta Digital no Rio Grande do Sul. O programa de capacitação itinerante é voltado a estudantes de baixa renda, oferecendo aulas de robótica, montagem e configuração de computadores de alto desempenho (PC Gamer) e manutenção de celulares.
BLITZ DA TELEFONIA MÓVEL
O Ministério das Comunicações visitou 23 pontos da cidade de Porto Alegre com o objetivo de medir a qualidade do sinal e a velocidade de conexão 4G e 5G das três maiores operadoras do país. A iniciativa faz parte do programa ConectaBR.
Fonte: Ascom MCom
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