A Polícia Federal (PF) apreendeu um carro de luxo, armas e dinheiro que estava armazenado e cofres e caixas de papelão durante operação contra desvio de recursos públicos em Sorocaba (SP), na manhã desta quinta-feira. O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) é um dos alvos. Agentes cumprem 28 mandados de busca e apreensão em endereços como a casa do político e a sede da prefeitura. Autoridades policiais investigam suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde no município.
Entre os materiais apreendidos há um Porsche 911 Carrera, avaliado em mais de R$ 1 milhão. Os agentes também apreenderam pelo menos 15 armas e munições, além de quantias em espécie que estava depositadas em caixotes e cofres. A PF não esclareceu se os bens apreendidos pertenciam a Manga.
Veja imagens das caixas de dinheiro, carro de luxo e armas apreendidos em operação contra prefeito ‘tiktoker’ de Sorocaba
PF investiga desvio de recursos públicos da saúde
A cidade é comandada por Manga, reeleito no ano passado com mais de 263 mil votos, contabilizando 73,75% dos votos válidos. Aliado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ele se tornou conhecido nas redes sociais pela publicação de vídeos em que usa o humor para informar sobre serviços na cidade, como a disponibilização de carregadores portáteis e guarda-chuvas nos pontos de ônibus.
Por um desses conteúdos, no entanto, ele se tornou alvo de uma denúncia protocolada no mês passado no Ministério Público por integrantes de coletivos ligados ao movimento negro. O pedido de investigação veio após a veiculação de um vídeo em que ele simulava homens sendo revistados por policiais. Segundo os ativistas, a gravação feita para anunciar a compra de viaturas do programa Protege Mulher tem “acúmulo da estética negra” e “reforça estereótipos” ao colocar homens negros e periféricos para encenar supostos agressores de mulheres.
Na metade de seu segundo mandato na prefeitura de Sorocaba, Manga afirmou à CNN na semana passada que, caso Tarcísio opte por ficar de fora da disputa presidencial no próximo ano, ele se candidataria para concorrer pelo comando do Planalto. Na entrevista, ele disse que também teria recebido apoio do presidente do Republicanos, Marcos Pereira, e que teria tido uma oferta para o lançamento de sua candidatura pelo PRTB, partido de Pablo Marçal.
A ação desta quinta-feira, denominada Operação Copia e Cola, é resultado de uma investigação com início em 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma OS para administrar o serviço de saúde no município. Segundo a PF, foram encontrados indícios de fraude e lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias,
Nesta manhã, mais de cem policiais federais estão dando cumprimento a 28 mandados de busca e apreensão nas cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, todas no estado de São Paulo, além de um mandado de busca e apreensão na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.
Durante as buscas, a PF apreendeu inúmeras armas na casa de um empresário envolvido nos desvios. A princípio, são armas regulares, mas chamou a atenção pela quantidade e poder de fogo.
Os investigados poderão responder, de acordo com suas condutas individualizadas, pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, ocultação de capitais (lavagem de dinheiro), peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.
Discover more from FATONEWS :
Subscribe to get the latest posts sent to your email.