Republicano criticou o preço dos medicamentos vendidos por empresas estrangeiras, afirmando que, nos EUA, custam “10 vezes mais”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou nesta 3ª feira (8.abr.2025) que vai estabelecer “em breve” uma tarifa sobre medicamentos importados para incentivar as farmacêuticas a transferirem suas fábricas para o país.
“Anunciaremos muito em breve uma grande tarifa sobre produtos farmacêuticos”, disse o republicano. A declaração se deu durante jantar do Comitê Nacional Republicano do Congresso, em Washington.
Em sua fala, Trump criticou o preço dos medicamentos no mercado americano e comparou com os valores praticados em outros países. “O mesmo pacote em nosso país, comparado a Londres, às vezes custa 10 vezes mais. Algo que é vendido por 88 dólares em Londres é vendido por 1.300 dólares aqui, feito na mesma fábrica pela mesma empresa”, afirmou.
O presidente norte-americano disse que outros países são “espertos” por limitarem o preço dos remédios e que a nova tarifa servirá para equilibrar esse cenário. “Esses outros países são espertos, eles dizem que você não pode cobrar mais de 88 dólares, caso contrário, você não pode vender seu produto, e as empresas farmacêuticas os ouvem. Mas nós vamos fazer algo que temos que fazer: vamos colocar uma tarifa em nossos produtos farmacêuticos”, declarou Trump.
Na visão dele, a imposição de tarifas vai forçar as multinacionais a relocalizarem suas produções. “Eles vão deixar a China, vão deixar outros lugares, porque precisam vender a maior parte dos seus produtos aqui, e vão abrir fábricas em todo o nosso país”, disse.
Discover more from FATONEWS :
Subscribe to get the latest posts sent to your email.