Pesquisa da Equifax BoaVista revela que, em 2024, houve um aumento de 3,5% nas tentativas de fraudes no e-commerce, em comparação a 2023, que registrou cerca de 7 milhões de tentativas de golpe. O ticket médio das compras foi de R$ 343,90, ante R$ 291,17 no ano anterior, aumento de 18,1%.
No cenário nacional, o estudo revela que 27,5% das tentativas de fraudes, mais de 2,2 milhões, ocorreram no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em São Paulo. Em contrapartida, Acre, Amapá e Roraima são os estados com menor índice de fraudes, representando apenas 0,2% dos casos.
Especialista em desenvolver soluções que ajudam e-commerces e meios de pagamento a combater fraudes em todas as etapas do processo de compras on-line, a Equifax BoaVista informa que seus produtos antifraudes evitaram um prejuízo de aproximadamente R$ 84,5 bilhões no comércio eletrônico.
Um dado revelado pela pesquisa diz respeito aos dias da semana com maior incidência de tentativas de fraudes: 15,1% ocorreram às sextas-feiras, que é o dia com maior número de vendas, quando ocorrem 15,9% das 35 milhões de transações on-line. Já o horário de pico dos golpes foi às 14h, enquanto o menor registro foi observado às 4h da madrugada. Durante o fim de semana, especialmente aos domingos, são menores os números de vendas e tentativas de fraudes, correspondendo a 11,3%.
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Apesar disso, “os dados nos mostram os padrões de comportamento mais frequentes dos fraudadores, que costumam agir durante horários de alta movimentação no e-commerce para se camuflarem entre transações legítimas, dificultando a detecção. Isso reforça a importância de empresas com e-commerce investirem em tecnologia de monitoramento e prevenção, acompanhando o avanço das inovações dos próprios fraudadores”, destaca Rogério Signorini, vice-presidente de Produtos e Pré-Vendas da Equifax BoaVista.
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