Uma noite épica, marcada pelo reconhecimento do trabalho em favor da advocacia e pela emoção. Assim foi a solenidade de posse da advogada Edna Bonelli na noite de ontem para um auditório lotado e com direito a discurso de três ex-presidentes (Fernando Duque Estrada, Felipe Azuma e Ewerton Brito) da 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Dourados e Itaporã, além do discurso do presidente da Seccional da OAB em Mato Grosso do Sul, Bitto Pereira.
A trajetória na Ordem dos Advogados foi relembrada pela presidente. “No ano de 2001 tive a honra de ser convidada para participar dos trabalhos da OAB Dourados e Itaporã, convite este recebido do nosso saudoso amigo e professor Jovino Balardi, que naquela época presidia a nossa Subseção”, destacou Edna Bonelli ao iniciar o discurso de posse.
“A partir daí, eu fui tomada pelo amor pela profissão e contagiada pelos trabalhos em prol da instituição e segui por esse caminho, trabalhando nessa obra coletiva, enfim, de construção diária e contínua para termos uma OAB forte e combativa como deve ser”, completou.
Edna Bonelli falou sobre o caminho percorrido até chegar à presidência. “Foram mais de 20 anos de caminhada até que chegasse este momento único de glória e de vitória”, enfatizou. “O que para mim, sem dúvida nenhuma, é a realização de um sonho, o qual se iniciou despretensiosamente, onde o meu único intuito era trabalhar e defender a minha instituição e a minha profissão, que me proporcionou e que me proporciona até hoje o pão nosso de cada dia”, continuou. “Ao longo dessa trajetória, defendi continuamente as prerrogativas e essa defesa eu a fiz em meu nome, em nome de toda a advocacia”, concluiu.
O trabalho pelo reconhecimento da atuação da mulher na advocacia também foi destacado. “Sempre atuei defendendo a igualdade de gêneros, o espaço de poder para a mulher e para a advogada, para a mulher de todas as profissões”, enfatizou. “Essa foi uma luta que eu sempre carreguei e para a minha alegria e incentivo, a fim de continuar com essa luta, eu pude acompanhar de perto os avanços e as conquistas para a mulher advogada, como, por exemplo, a criação do Dia Nacional da Mulher Advogada, comemorado em 15 de dezembro”, completou.
Outras conquistas como a criação do Plano Nacional da Mulher Advogada, fortalecendo os direitos para as mulheres gestantes, lactantes e adotantes, bem como a paridade de gênero nas eleições, a a alteração do Estatuto da Advocacia para incluir o assédio sexual e moral no rol de infrações éticas, também foram lembradas por Edna Bonelli.
“Sendo a primeira mulher eleita para presidir a OAB Dourados e Itaporã, eu não poderia deixar de citar Esperança Garcia, uma mulher escrava, reconhecida recentemente pelo Conselho Federal da OAB como sendo a primeira brasileira advogada, isso passados mais de 247 anos”, ressaltou.
A presidente também lembrou das pessoas que estiveram ao seu lado nessa jornada. “A palavra de comando nesta noite é gratidão”, enfatizou. “Gratidão a todos e a todas que confiaram em nosso trabalho e que passaram por mim, onde ensinei, mas também aprendi”, continuou.

“Gratidão aos 594 votos recebidos nesta eleição, os quais me credenciaram a esta vitória, tão consagrada de ser e de estar como a primeira mulher a presidir a nossa Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil”, destacou. “Gratidão ao meu amigo e sempre presidente Felipe Azuma, ao meu amigo e antecessor Ewerton Brito, por apoiar e acreditar que poderíamos suceder a sua atuante gestão e gratidão ao nosso presidente Bitto Pereira que sempre apoiou nosso projeto”, completou Edna Bonelli.
Antes de encerrar, a presidente agradeceu o apoio dos diretores dos conselheiros e conselheiras eleitos e dos familiares. “Renovo meu compromisso, não apenas com a advocacia, mas também com a sociedade e tenho certeza que juntos e juntas avançaremos e construiremos uma OAB cada vez mais forte, mais inclusiva e mais atuante”, enfatizou.
“O futuro nos aguarda, senhores diretores, com seus desafios e oportunidades”, ressaltou. “É com esperança, determinação e amor à advocacia que daremos início a este novo capítulo e que possamos, ao final desse tempo, olhar para trás com orgulho pelo caminho percorrido e com o sentimento de dever cumprido”, finalizou Edna Bonelli.
O presidente da Seccional da OAB, Bitto Pereira destacou a iniciativa de Edna Bonelli em convidar ex-presidentes para discursar na posse. “Eu poderia estar aqui para te dar a posse, seria a sua posse, mas não importaria”, enfatizou. “O que importa é a presença daquelas pessoas que convivem conosco, a presença daqueles que nos trouxeram até aqui, que nos deram a mão”, continuou. “E é por isso que você fez muito bem em conceder a palavra a três ex-presidentes dessa casa, porque todos eles fazem parte dessa história e nós estamos chegando hoje em um novo capítulo da história”, completou Bitto Pereira.

EX-PRESIDENTES
O advogado Fernando Duque Estrada, primeiro ex-presidente da 4ª Subseção a discursar, destacou o fato histórico que foi a eleição de Edna Bonelli. “Hoje, com muito júbilo, estamos vendo e sendo testemunhas de um marco histórico para Dourados e para a 4ª Subseção: a primeira mulher presidente da nossa instituição em Dourados e Itaporã tomando posse”, afirmou. “Portanto, rendo as minhas homenagens à estrela da noite, nossa presidente, Edna Bonelli”, completou.
Duque Estrada também destacou o trabalho realizado por Ewerton Brito e sua direção no comando da 4ª Subseção. “Ewerton Brito foi meu aluno no curso de Direito, o que registro como o meu mais vívido orgulho”, ressaltou. “Acadêmico dedicado e esforçado, após se formar, deixou as fileiras militares para então tornar completo o seu sonho de ser advogado”, prosseguiu.
“Fez carreira na advocacia e, paralelamente, se tornou professor de Direito, na mesma cadeira que, outrora, havia sido meu aluno de Direito Processual Penal”, completou. “Na presidência da nossa subseção, foi incansável na defesa das prerrogativas dos advogados, assim como atuou com muita dedicação, retidão e seriedade em prol da sociedade, elevando o nível da nossa instituição e da nossa classe”, concluiu Duque Estrada.
O advogado Felipe Azuma, outro ex-presidente da 4ª Subseção, ressaltou as qualidades de Edna Bonelli. “Minha querida Edna, se hoje você pôde entrar por aquela porta, na condição de presidente eleita, é porque muito de bom fizeste na sua história, na sua caminhada pela advocacia, pela classe dos advogados, pela classe das advogadas, e isso foi reconhecido legitimamente pelos seus pares”, enfatizou. “Você foi uma grande companheira durante os três anos da gestão, de 2003 a 2015, quando todos os dias esteve aqui ao meu lado, sempre disposta a lutar por aquilo que é certo”, completou.
O advogado Ewerton Brito, que passou a direção da 4ª Subseção para Edna Bonelli, fez um discurso de agradecimento à família, à diretoria que esteve ao lado dele nos últimos 3 anos e ao apoio que recebeu da Seccional da OAB através do presidente Bitto Pereira. “Agradeço por cada dia que vocês estiveram comigo”, enfatizou.
“Agradeço ainda meus nobres e lúcidos conselheiros que sempre nos apoiaram nos momentos difíceis, estiveram junto comigo, ombro a ombro, unidos e sempre prontos no principal objetivo que nós devemos ter quando assumimos, que é fazer o melhor para a advocacia”, completou. “Obrigado a todos os presidentes e membros de Comissão que fizeram um trabalho brilhante, e obrigado também a todos os funcionários e funcionárias dessa casa”, concluiu.
Ewerton Brito destacou o trabalho realizado. “Foram 1.096 dias, 26.320 horas, 1.578.320 minutos e 94 milhões de segundos que nós trabalhamos pela Ordem dos Advogados do Brasil”, enumerou. “Não é pouca coisa, é muita coisa, e durante esse tempo, desde o primeiro segundo que eu ocupei a cadeira da presidência, eu nunca deixei que ninguém viesse falar que nós não poderíamos fazer algo”, lembrou.
“Quando alguém falava que algo era difícil, fazíamos logo, mas quando alguém falava que algo era impossível, demorávamos mais um pouco, mas tudo era feito”, completou. “Obrigado a todos vocês que nos ajudaram a fazer com que eu chegasse aqui hoje com esse sentimento e desejo à Edna e toda a sua diretoria, que daqui 3 anos também possam chegar com esse mesmo sentimento de satisfação e gratidão”, finalizou.
Fonte: Assessoria
Discover more from FATONEWS
Subscribe to get the latest posts sent to your email.