O presidente dos EUA exige que o Departamento de Agricultura documente todos os conteúdos relacionados ao tema para revisão
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), ordenou na 5ª feira (30.jan.2025) que o Departamento de Agricultura remova sites governamentais que discutem a crise climática.
Segundo informações do jornal digital Politico, um e-mail foi enviado aos funcionários da agência exigindo a derrubada ou o arquivamento das páginas. Também ordenou a documentação de todos os conteúdos relacionados ao tema para uma possível revisão.
Ainda não está claro o que a agência fará com os sites ou com as políticas e estudos publicados.
Até a publicação desta reportagem, alguns links como o do Climate Hubs da USDA, que são centros regionais que auxiliam agricultores a adaptar suas práticas às mudanças climáticas, e do Forest Service (Serviço Florestal) estavam ativos.
A medida pode reduzir a transparência, prejudicar programas de adaptação agrícola e limitar pesquisas essenciais, dificultando a formulação de políticas públicas e a resposta a desastres naturais. Também pode enfraquecer a posição dos EUA em negociações globais sobre o clima.
Ela está alinhada com a abordagem de Trump durante sua campanha presidencial. O republicano frequentemente minimizou ou rejeitou as evidências e ações relacionadas às mudanças climáticas.
Em 21 de janeiro, 1 dia depois de tomar posse, voltou a retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, tratado internacional para reduzir a emissão de gases poluentes e minimizar os impactos das mudanças climáticas.
Trump também revogou imediatamente o Plano Internacional de Financiamento Climático dos EUA e qualquer compromisso financeiro assumido pelo país na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Clima.
Discover more from FATONEWS
Subscribe to get the latest posts sent to your email.