Jack Smith era Conselheiro Especial dos EUA; investigou o republicano por tentativa de anular o resultado da eleição de 2020
O promotor Jack Smith, responsável por processos contra Donald Trump (Republicano), renunciou ao cargo no Departamento de Justiça dos EUA na 6ª feira (10.jan.2025).
Ele atuava como Conselheiro Especial. Também foi responsável por duas acusações criminais contra o presidente eleito: a que investigava a tentativa de reverter a derrota eleitoral nas eleições de 2020 e a que apurava a obstrução dos documentos sigilosos.
Smith retirou as acusações em novembro de 2024 depois de Trump ganhar as eleições presidenciais.
A saída do promotor especial já era esperada. Veio a público por causa de uma nota de rodapé em um processo judicial divulgado no sábado (11.jan).
O documento foi enviado à juíza federal Aileen Cannon. Pede que uma ordem judicial, que bloqueou a divulgação de um relatório de Smith sobre Trump, seja suspensa.
“O Conselheiro Especial concluiu seu trabalho e apresentou seu relatório final confidencial em 7 de janeiro de 2025, desligando-se do Departamento em 10 de janeiro”, afirmou o trecho na página 10 do documento. Eis a íntegra (PDF – 2 MB, em inglês).
Discover more from FATONEWS
Subscribe to get the latest posts sent to your email.