A jornada da maternidade é única para cada casal. Os desafios, nesse momento especial da vida em família, são enormes e exigem parceria e comprometimento para serem superados. Para os casais que enfrentam a infertilidade esses desafios são ainda maiores e exigem ainda mais fé e resiliência. Segundo a Organização Mundial da Saúde, de 10% a 15% dos casais que enfrentam infertilidade necessitam de tratamentos de fertilização.
O especialista em Reprodução Humana Alfonso Massaguer, diretor da Clínica Mãe, explica que os casais são considerados inférteis após tentar engravidar naturalmente, por um ano, sem sucesso. “O responsável pela infertilidade pode ser tanto o homem quanto a mulher, ou os dois. Não existe uma prevalência. Por isso, quando um casal chega ao consultório investigamos a causa da infertilidade de forma abrangente. Cada casal tem a sua própria história e seus próprios desafios”, destaca Massaguer que usa as suas Redes Sociais para enviar mensagens de esperança e resiliência aos casais que sonham com a gravidez.
Numa dessas mensagens, o Dr. Alfonso Massaguer destaca a importância da confiança e da resiliência ao longo da jornada pela maternidade. “É fundamental que os casais entendam a força que possuem. Muitas vezes, o medo do desconhecido pode ser paralisante, mas quanto mais se fala sobre a situação, mais fácil se torna superá-la”, afirma.
O especialista espera que essas mensagens compartilhadas nas mídias sociais sirvam para acolher aqueles casais desesperançados e sem forças para seguir adiante.
Para o Dr. Alfonso, compartilhar experiências e buscar apoio podem ser passos decisivos para superar as dificuldades. “Se você conhece alguém que está passando no meio dessa caminhada, enfrentando dificuldades e pensando em desistir, não hesite em compartilhar mensagens de esperança e fé”, complementa.
Em outra mensagem compartilhada por Massaguer nas redes sociais, o especialista se dirige aos maridos, enfatizando o papel deles no sonho do casal e a importância da empatia e do apoio conjugal durante o tratamento. “Lembre-se de que, muitas vezes, a esposa carrega o peso emocional e físico do tratamento. Ofereça amor, carinho e apoio. Aproveitem a vida juntos, mantenham a conexão e celebrem cada passo da jornada”, sugere Dr. Massaguer.
Quem passou pela jornada e realizou o sonho da maternidade inspira os casais que estão no meio do caminho, como é o caso da advogada Rafaela, que superou cinco anos de infertilidade e hoje é mãe da Isadora. Ou a Otília, que veio de Angola e atravessou o oceano em busca de realizar o sonho de ser mãe. . Cecília e Talita são um casal homoafetivo que também realizou seu sonho e compartilham uma trajetória de resiliência, tendo dado luz a gêmeos em 2019 e agora querem ampliar a família com mais um filho. “São exemplos que nos mostram que, mesmo diante das adversidades, é possível alcançar sim o sonho da maternidade”, se emociona Massaguer ao falar dos resultados positivos dos casais e da sua missão como especialista em Reprodução Humana. “Cada casal que engravida me dá certeza sobre minhas escolhas e que o meu dever está sendo cumprido. A alegria do casal é a minha felicidade”, ressalta o Dr. Massaguer antes de concluir com uma mensagem especial de Natal para os casais tentantes, “Neste Natal, que a esperança renasça em cada coração e que todos os casais continuem acreditando e lutando por seus sonhos”.
A espera, livro escrito pelos especialistas Paula Fettback e Alfonso Massaguer, é um convite à reflexão sobre a jornada de quem busca o sonho de ser pai ou mãe por meio da reprodução assistida. Com uma abordagem única que mescla questões técnicas e emocionais, a obra oferece não apenas aconselhamentos precisos, mas também acolhimento e conforto para aqueles que trilham esse caminho, muitas vezes repleto de desafios e dúvidas.
Mais do que abordar as inovações e avanços na área da Reprodução Humana, A Espera ressignifica o entendimento da saúde reprodutiva e da gestação, trazendo à tona experiências reais de pessoas que, com perseverança, superaram obstáculos e alcançaram o tão sonhado resultado. A obra vai além da ciência, explorando a profunda conexão emocional envolvida em todo o processo, permitindo que o leitor compreenda, com empatia e clareza, as diversas facetas dessa jornada transformadora.
Se você está no processo de realização do sonho de ser pai ou mãe, A Espera é a leitura que traz não apenas informações valiosas, mas também o conforto necessário para viver esse momento com independência e tranquilidade.
Fonte: Gabriel Menezes
Discover more from FATONEWS
Subscribe to get the latest posts sent to your email.