O CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças da China) anunciou, nesta 5ª feira (9.jan.2025), que identificou os primeiros casos no país de uma nova cepa do vírus mpox, denominada clado 1b. A variante, originária da África, já foi registrada em outras partes do mundo, como Europa e Estados Unidos.
O 1º caso confirmado envolveu um cidadão estrangeiro que visitou a República Democrática do Congo, um dos países mais impactados. Depois da descoberta, mais 4 indivíduos que estiveram em contato próximo com o 1º paciente também foram diagnosticados com a doença. As localizações específicas desses casos, no entanto, não foram divulgadas pelas autoridades.
Em resposta, províncias como Zhejiang, Guangdong, Pequim e Tianjin ativaram protocolos de prevenção e controle. Essas medidas incluem rastreamento epidemiológico, avaliação de risco, diagnóstico e tratamento dos casos.
Os pacientes identificados apresentaram sintomas leves, como erupções cutâneas e bolhas, e estão sendo tratados ou monitorados. A variante clado 1b do mpox tem causado preocupação global, especialmente depois de a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarar o surto na África como emergência de saúde global no ano anterior.
Diferente da cepa anterior, que afetava principalmente homens que fazem sexo com homens, esta nova cepa tem se disseminado através de diversas formas de contato físico, atingindo uma faixa mais ampla da população.
Países asiáticos, incluindo Índia e Paquistão, intensificaram a vigilância, solicitando que viajantes de áreas afetadas reportem sintomas e preparando hospitais para possíveis casos.
A China também está exigindo que viajantes vindos de regiões impactadas ou que tiveram contato com infectados informem as autoridades alfandegárias, onde podem ser submetidos a testes.
Discover more from FATONEWS
Subscribe to get the latest posts sent to your email.