Modelo de negócios inédito no mercado brasileiro representa a integração das operações nos estados do Rio Grande do Sul e Goiás, com foco nas bandeiras Atua Agro e Agrocerrado
A Syngenta, líder global em soluções agrícolas, acaba de anunciar uma parceria comercial com a Olfar Agro, do Grupo Olfar, que tem sede em Erechim, no Rio Grande do Sul. Realizada por meio da plataforma comercial SYNAP, a operação – sujeita à aprovação do CADE – tem como objetivo fortalecer a estratégia de proximidade ao agricultor brasileiro, assim como ampliar o acesso a serviços e soluções tecnológicas e de mercado cada vez mais completas. Isso porque, a partir desse movimento sem precedentes, a empresa gaúcha, que assume a gestão das lojas Atua Agro no Rio Grande do Sul e das unidades Agrocerrado em Goiás, será capaz de potencializar sua plataforma integrada, sustentável e segura que conecta todas as etapas da cadeia do agronegócio de ponta a ponta.
Dentre os benefícios gerados aos produtores rurais por meio dessa operação estão uma ampla gama de serviços, como recebimento de grãos, soluções financeiras e comercialização de insumos, além de assistência técnica, acompanhamento das lavouras. Apesar da mudança de gestão das lojas nessas localidades, a prioridade seguirá concentrada na comercialização de produtos Syngenta, que agora se somam a um portfólio ainda mais amplo e com mais opções de serviços aos agricultores, ofertados pela Olfar Agro.
André Savino, presidente da Syngenta Proteção de Cultivos no Brasil, explica por que a empresa escolheu a Olfar Agro para essa parceria: “as duas empresas possuem estratégias que se complementam. O nosso formato de gestão, pautado por inovação e proximidade com o campo, contempla a constante avaliação sobre operações e estruturas adequadas com foco na captura de melhores oportunidades de negócio, atendendo cada vez melhor os clientes, e a Olfar Agro tem total aderência com nossos objetivos”. Savino conta, ainda, que “trabalhar dessa forma rende contínuos aprendizados e consequentes evoluções, sem abrir mão da proximidade com os clientes e do dinamismo e simplicidade requeridos pelo negócio”.
O Grupo Olfar, com uma presença consolidada na região Sul do Brasil e investimentos estratégicos recentemente realizados no Cerrado, percebeu na parceria com a Syngenta uma oportunidade alinhada aos seus objetivos de expansão e fortalecimento no agronegócio. “Para nós, a aliança com a Syngenta representa um marco estratégico que fortalece nossa missão de oferecer soluções completas ao produtor rural”, celebra José Carlos Weschenfelder, presidente do Grupo Olfar. Segundo o executivo, “hoje já estamos entre os principais players no mercado de operação de biodiesel no País e, agora, nossa plataforma fica mais abrangente e capaz de aumentar nosso suporte aos agricultores”.
Expectativa de crescimento, mesmo depois de um ano desafiador
O Grupo Olfar atua no setor agrícola há quase quatro décadas, sendo mais de 18 anos dedicados ao atendimento direto ao produtor rural. Atualmente, a estrutura da empresa opera com 37 unidades de recebimento de grãos no estado do Rio Grande do Sul, apoiada por uma equipe técnica que atende, anualmente, a cerca de 10 mil agricultores nas regiões de atuação, oferecendo soluções completas e integradas para fortalecer a produtividade e a sustentabilidade no campo.
“Mesmo em um cenário desafiador para o agronegócio em 2024, nossa previsão é bastante otimista, já que os clientes beneficiados pela parceria com a Syngenta contarão com suporte mais amplo e estratégico, com acompanhamento desde a venda de grãos e insumos até a obtenção de soluções para as lavouras”, reforça Weschenfelder.
“Na Syngenta, acreditamos que a melhor forma de nos manter próximos aos agricultores e atender às suas necessidades se dá por meio de uma rede de distribuição forte e capaz de promover o acesso a tecnologias, serviços e suporte dedicados ao seu êxito de nossos clientes – e essa rede inclui parceiros como cooperativas e distribuidores, bem como lojas de bandeiras que integram a plataforma comercial SYNAP, rede de sucesso da qual a Olfar Agro passará a fazer parte. Continuaremos explorando alternativas para melhor servir e gerar valor aos agricultores”, complementa Savino.
A intenção de construção dessa parceria foi submetida ao CADE no dia 6 de janeiro e, agora, aguarda a aprovação do órgão para a conclusão das movimentações.
Fonte: Syngenta
Discover more from FATONEWS
Subscribe to get the latest posts sent to your email.