Ingrediente ativo orthosulfamuron foi avaliado em campos experimentais conduzidos pelo pesquisador Carlos Azania, do IAC de Ribeirão Preto
O regulador de crescimento orthosulfamuron, também descrito como maturador para cana-de-açúcar, transfere resultados robustos à produção canavieira quando utilizado de maneira correta e na época certa. A afirmação é do pesquisador científico Carlos Azania, doutor em Produção Vegetal do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), de Ribeirão Preto (SP). “Trata-se de um insumo bastante seguro, que deve ser utilizado principalmente quando a cana atingir dez meses de idade ou mais”, diz Azania.
Conforme o pesquisador, a época ideal para a utilização da tecnologia ocorre entre meados de fevereiro até o final de abril. “A ação do orthosulfamuron está intrinsecamente ligada ao clima”, ele acrescenta. “Em fevereiro, março, a safra está iniciando, e com isso as canas estão influenciadas pela chuva, muito vegetativas. Aplica-se o regulador de crescimento nesse período porque a cana não tem sacarose suficiente armazenada, então o produto vai funcionar bem”, explica Azania.
De acordo com o pesquisador, na prática, a usina usuária do regulador de crescimento começa a safra mais enriquecida de sacarose. “Com qualidade tecnológica agroindustrial melhor, vai render mais açúcar ou etanol”, continua Azania. Segundo ele, uma vez aplicado o orthosulfamuron, a cana pode ser colhida após 25 ou 30 dias. “Aí sim o produto permitirá o máximo acúmulo de sacarose”, reforça.
Segundo Carlos Azania, nos testes realizados por ele em conjunto com outros pesquisadores, houve a entrega de resultados robustos pelo orthosulfamuron, quando aplicado corretamente e nas condições consideradas ideais. Azania ressalta que foram registrados ganhos situados de 0,5 tonelada a 1 tonelada de açúcar a mais por hectare (TAH).
“A planta fica com seu crescimento limitado, mas não deixa de produzir fotossíntese. Então, nesse processo, continua gerando sacarose. E a sacarose vai ser transportada para o colmo da cana e estocada”, exemplifica Carlos Azania.
Gerenciamento da colheita
Fabricante do ingrediente ativo orthosulfamuron, a Sipcam Nichino Brasil afirma que o manejo correto do regulador de crescimento constitui um recurso para ampliar a janela de colheita e melhorar o gerenciamento da colheita da matéria-prima, conforme destaca o engenheiro agrônomo Marcelo Palazim, da área de desenvolvimento de mercado.
Segundo Palazim, orthosulfamuron é comercializado com a marca Sprint®, pertence ao grupo das sulfonilureias e não interfere na brotação de soqueira, além de não atingir à gema apical, evitar o florescimento e a isoporização da cana.
“Auxilia no aumento da capacidade de moagem, melhora o grau de pureza do caldo da planta e evita coloração indesejável do açúcar. Trata-se de um insumo estratégico, ainda, frente ao impacto de mudanças climáticas, do aumento da área cultivada e do aumento da distância entre a indústria e a lavoura”, conclui Palazim,
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.
Fonte: Bureau de Ideias Associadas
Discover more from FATONEWS
Subscribe to get the latest posts sent to your email.