O Hospital Santa Rita, tradicional unidade de saúde de Dourados, foi vendido ao Instituto Brasil – Amazônia de Serviços Especializados e Saúde (Inbases), com sede no estado do Acre. O valor da negociação não foi divulgado, mas marca uma nova fase para o hospital, que enfrentava dificuldades financeiras há vários anos.
A nova gestão já iniciou a primeira etapa de reestruturação administrativa, com levantamento de dados sobre a estrutura física, equipamentos e corpo clínico previsto para ser concluído nas próximas semanas. O objetivo, segundo o diretor-geral do Inbases, Adalberto Dhener, é implantar um novo modelo de gestão, com foco na modernização e ampliação dos serviços.
“Será feita uma auditoria completa. Percebemos o carinho que a população de Dourados tem pelo Hospital Santa Rita, mas é preciso entender onde podemos melhorar e o que pode ser ampliado”, afirmou Dhener a TV Rit Dourados.
Um dos principais planos da nova direção é firmar parcerias com a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado para que parte da estrutura do hospital possa ser utilizada por pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), especialmente em áreas como UTI e cirurgias eletivas. Atualmente, o Santa Rita conta com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, o mesmo número existente no Hospital da Vida, que sofre com a constante superlotação.
Apesar disso, a ocupação no Santa Rita ainda é baixa, o que, segundo Dhener, pode ser revertido com a integração à rede pública. “O pronto-socorro continuará sendo particular e atendendo planos de saúde, mas já existem tratativas para que parte dos leitos, especialmente de UTI, sejam disponibilizados ao SUS”, explicou.
Além da possível ampliação do atendimento público, o hospital também avalia a modernização de seus equipamentos e a inclusão gradativa de novas especialidades médicas, como parte da reestruturação planejada.
A expectativa é que, com a nova administração, o Hospital Santa Rita volte a ter papel relevante na rede de saúde de Dourados, tanto no setor privado quanto como apoio à estrutura pública, especialmente em momentos de alta demanda.
*Com informações da TV Rit Dourados
Discover more from FATONEWS :
Subscribe to get the latest posts sent to your email.