A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (21), mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Vox Veritatis, que investiga um esquema de corrupção na SED-MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul). Durante as diligências, um cofre repleto de dinheiro foi encontrado em um apartamento vazio no Centro de Campo Grande.
Conforme o Campo Grande News, o imóvel, localizado na Rua das Garças, no edifício Hannover, foi alvo da PF logo nas primeiras horas do dia. Embora o local estivesse desocupado, os agentes localizaram um cofre contendo centenas de reais em espécie. A quantia exata ainda não foi informada oficialmente.
A operação cumpre nove mandados nos estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. As investigações apontam para fraudes milionárias em contratos da SED, em um desdobramento das operações “Mineração de Ouro” e “Terceirização de Ouro”, que também apuraram desvios de recursos públicos federais.
Segundo a PF, empresários, em conluio com servidores da secretaria, fraudavam o processo de adesão a atas de registro de preços de outros órgãos públicos. Os contratos firmados apresentavam sobrepreço e previam o pagamento de comissões de 5% a intermediários do esquema, que dividiam o valor com os funcionários públicos envolvidos.
Somente dois dos contratos investigados somam mais de R$ 20 milhões. Com o avanço das investigações, o montante desviado pode ser ainda maior. Os suspeitos poderão responder por peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e crimes contra a administração pública.
Discover more from FATONEWS :
Subscribe to get the latest posts sent to your email.