Os semáforos são itens essenciais para organização do trânsito e para agregar em segurança. Diante disso, durante a campanha Maio Amarelo, a Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetran) reforça para a população a importância do respeito a esse equipamento.
O sistema de fiscalização eletrônica foi implantado no município em 2023 e entrou em funcionamento efetivo em novembro de 2024. Desde então, uma redução de aproximadamente 50% dos sinistros foi registrada nos cruzamentos que contaram com a modificação.
Os dados são da Agetran e mostram o impacto positivo para os motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas. No entanto, mesmo diante da mudança positiva no cenário, levantamento da Agetran aponta que desde novembro, 7 mil flagrantes de avanço ao sinal vermelho foram registrados. O diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral solicita que a população se atente às regras vigentes, ajudando a preservar vidas.
“Vale lembrar que o sinal amarelo do semáforo indica a transição para o vermelho, no qual é obrigatória a parada. Com isso, a atitude sempre deve ser a de reduzir a velocidade e parar o veículo. Importante mencionar que a marca para caracterizar avanço de sinal vermelho é a faixa branca de retenção e que o veículo deve permanecer imóvel enquanto perdurar o sinal vermelho do semáforo, regras básicas que ajudam a evitar colisões e salvam os usuários”, cita.
Conforme previsto no artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) avançar o sinal vermelho é uma infração de trânsito gravíssima, com penalidade de multa e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Outro ponto importante dos equipamentos atuais é no que tange a segurança pública, pois o videomonitoramento colabora com a identificação de carros provenientes de furto/ roubo e possibilita outros encaminhamentos junto aos outros órgãos de segurança.
MAIO AMARELO
Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Dourados, por meio da Agetran desenvolve a campanha Maio Amarelo, com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”. Até o dia 31, diversas ações educativas, incluindo blitzes, palestras, simulações de acidentes, atividades com simuladores de capotagem e impacto, entre outras intervenções serão realizadas em pontos estratégicos da cidade.
Fonte: Assecom
Discover more from FATONEWS :
Subscribe to get the latest posts sent to your email.