Faleceu neste domingo (4), em Salvador, o ex-deputado estadual Paulo Francisco de Carvalho Câmera, aos 80 anos. Natural de Itabuna, no sul da Bahia, ele será cremado às 16h no Cemitério Campo Santo, na capital baiana.
Com uma carreira política sólida, Paulo Câmara exerceu seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), entre 1995 e 2019. Reconhecido por sua habilidade de articulação e compromisso com o desenvolvimento do estado, destacou-se na defesa de políticas públicas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, com forte ênfase na melhoria da qualidade de vida dos baianos.
Na AL-BA, atuou como 3º secretário da Mesa Diretora e presidiu importantes comissões, como a de Finanças e Orçamento (2001–2006) e a de Defesa do Consumidor. Também teve papel fundamental como relator de orçamentos e dos três Planos Plurianuais de Investimentos do estado. Participou ativamente de CPIs relevantes, como as que investigaram o metrô de Salvador e escutas telefônicas ilegais. Sua trajetória legislativa também incluiu atuação nas áreas de meio ambiente, combate à seca, agricultura e relações de trabalho.
Já no Executivo estadual, Paulo Câmera foi secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, secretário de Agricultura e presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural, responsável por projetos estruturantes para comunidades rurais e ações contra as desigualdades regionais.
Ele era formado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização pela Fundação Getúlio Vargas. Sua carreira foi marcada pela seriedade no trato com as contas públicas e pela defesa da transparência e da responsabilidade fiscal.
Paulo Câmera deixa um legado de dedicação à vida pública, à boa política e ao serviço ao povo da Bahia.
Discover more from FATONEWS :
Subscribe to get the latest posts sent to your email.