O atendimento noturno será das 17h às 21h e está disponível para as 46 Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde do Estado
Foi lançado na quarta-feira (30), pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o Programa Horário Estendido, que destinará recursos para ampliar o atendimento noturno em 46 USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) no Estado. Conforme o programa, o atendimento noturno será das 17h às 21h.
O objetivo da ação é ampliar o acesso da população aos serviços essenciais de saúde e fortalecer a resolutividade da Atenção Primária, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que implementa estratégias voltadas à qualificação do cuidado em tempo oportuno.
Além disso, a ampliação do horário de funcionamento visa garantir mas flexibilidade de atendimento, promovendo o acolhimento e o manejo precoce de agravos, especialmente síndromes respiratórias e arboviroses, e contribuindo diretamente para a redução da demanda nos serviços de urgência e emergência.
INVESTIMENTO
Para aderirem ao Programa, cada unidade de saúde receberá R$ 20 mil mensais durante um ano, totalizando mais de R$ 11 milhões. A medida vai atender à crescente demanda por serviços de saúde fora do horário comercial, principalmente diante do atual aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e da superlotação nas unidades de emergência já noticiada pelo Correio do Estado.
Para a coordenadora de Saúde da Família e Ciclos de Vida da SES, Gabriela Piazza, a ampliação do horário de atendimento nas unidades representa um avanço significativo, permitindo maior acessibilidade e acolhimento aos usuários, especialmente em regiões com forte crescimento industrial e aumento populacional.
“Essa iniciativa, desenvolvida pela Superintendência de Atenção Primária em parceria com a Coordenadoria de Saúde da Família e Ciclos de Vida, tem como objetivo fortalecer a estrutura da Atenção Primária à Saúde, oferecendo suporte qualificado para o manejo precoce de arboviroses e síndromes respiratórias agudas. Nessas localidades, a ampliação do horário, inclusive no período noturno, é essencial para atender trabalhadores que não conseguem acessar os serviços de saúde em horário comercial, garantindo cuidado oportuno e de qualidade”, avalia a coordenadora.
RESOLUÇÃO
A resolução que institui o programa foi publicada na edição desta quarta-feira no Diário Oficial do Estado, e não é obrigatória para os municípios, entretanto, aqueles que tiverem interesse em aderir ao programa devem se cadastrar no prazo de 15 dias a contar da publicação no Diário Oficial para receber os recursos.
O programa Horário Estendido reforça o papel estratégico da Atenção Primária à Saúde como principal porta de entrada do SUS, essencial para garantir um cuidado resolutivo, contínuo e de qualidade.
Ao ampliar o acesso em horários alternativos, especialmente em contextos de alta demanda por síndromes respiratórias e doenças sazonais, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a promoção da saúde, a prevenção de agravos e o fortalecimento da rede de atenção, contribuindo para uma resposta mais eficiente e integrada em todo o território sul-mato-grossense.
Discover more from FATONEWS :
Subscribe to get the latest posts sent to your email.