Uma ambulância destinada à base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na Reserva Indígena de Dourados, recebida pela administração anterior da prefeitura, segue sem uso e permanece estacionada em Campo Grande há mais de um ano. O veículo foi entregue em abril de 2024, mas até o momento não entrou em operação por falta de estrutura adequada.
Durante entrevista coletiva sobre os 100 primeiros dias de gestão, o prefeito Marçal Filho (PSDB) informou que o impasse pode estar próximo de ser resolvido. Segundo ele, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deve visitar Dourados nos próximos dias para anunciar oficialmente a implantação da base do Samu Indígena, que será instalada na Missão Evangélica Caiuá.
“Nos próximos dias o ministro da Saúde estará em Dourados para o lançamento do projeto-piloto do Samu Indígena”, afirmou o prefeito, destacando que os trâmites entre o Governo Federal e a prefeitura estão em andamento.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Grei Alves Vidal de Figueiredo, criticou a falta de ações da gestão anterior para viabilizar o funcionamento da base. “A situação deveria ter sido resolvida há mais de um ano, mas nenhum documento foi elaborado para garantir a implantação. Estamos agora tratando diretamente com as lideranças indígenas e a Missão Caiuá para viabilizar o serviço”, explicou.
Apesar do avanço nas tratativas, ainda não há uma data definida para que a ambulância seja efetivamente utilizada e a base entre em funcionamento.
Discover more from FATONEWS :
Subscribe to get the latest posts sent to your email.