Ex-presidente critica a resposta brasileira à cobrança e diz que travar guerra comercial com os EUA não é “inteligente”
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu nesta 4ª feira (2.abr.2025) a cobrança de tarifas recíprocas pelos Estados Unidos. Em postagem nas redes sociais, disse que o líder norte-americano, Donald Trump (Republicanos), “está apenas protegendo o seu país deste vírus socialista”.
Bolsonaro criticou a reação brasileira e disse que uma “guerra comercial” com os EUA não é uma “estratégia inteligente”. Segundo o ex-chefe do Executivo, “dobrar a aposta e escalar a crise” com 2º maior parceiro comercial não é uma “resposta sábia” do governo petista.
“A única resposta razoável à tarifação recíproca dos EUA é o governo Lula extinguir a mentalidade socialista que impõe grandes tarifas aos produtos americanos, inviabilizando o povo brasileiro de ter acesso a produtos de qualidade mais baratos”, disse.
Bolsonaro ainda comparou a sua gestão com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Disse que, quando esteve à frente do Planalto, conseguiu negociar com Trump para não tarifar a importação de aço brasileiro, como vinha fazendo com produtos de outros países. “Eu apostei na diplomacia, não no conflito”, declarou.
Como a medida pode afetar o Brasil, a Câmara dos Deputados vota nesta 4ª feira (2.abr) um projeto que permite ao país responder às cobranças dos EUA. O texto foi aprovado pelo Senado na 3ª feira (1º.abr).
Discover more from FATONEWS
Subscribe to get the latest posts sent to your email.