O Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão de participação social do Ministério da Educação (MEC), publicou nesta segunda-feira, 24 de março, a Resolução CNE/CEB nº 2/2025, que institui as Diretrizes Operacionais Nacionais sobre o uso de dispositivos digitais em espaços escolares e a integração curricular da educação digital e midiática. A medida faz parte deum conjunto de ações daEstratégia Nacional Escolas Conectadas(Enec), que visamgarantir a educação e a cidadania digital nas escolas, promovendo o uso intencional e estratégico da tecnologia para potencializar o ensino e a aprendizagem, por meio de uma agenda curricular com foco na educação digital e midiática.
A resolução autoriza o uso dos dispositivos digitais nas escolas por parte dos estudantes para fins pedagógicos e sob mediação dos profissionais de educação, com orientações por etapa de ensino. Para outros fins, o uso é vedado, em todos os momentos da rotina escolar, inclusive nos intervalos e fora das salas de aula.
De acordo com a resolução, o uso de telas e dispositivos digitais não é recomendado para alunos da educação infantil, podendo ocorrer somente em caráter excepcional e com mediação do professor responsável. O documento orienta que esse uso nos anos iniciais deve ser equilibrado e restrito, garantindo que não haja prejuízo no desenvolvimento de outras habilidades previstas.
PROGRESSÃO – Para o ensino fundamental e médio, o uso é recomendado, respeitando competências e habilidades, numa perspectiva de progressão gradual alinhada ao desenvolvimento da autonomia do estudante. A permissão para portar os aparelhos fica a critério da gestão de cada escola, que deverá estabelecer, junto com a comunidade escolar, os modelos para guardar os equipamentos durante o período das aulas.
COMPARTIMENTOS – A depender da realidade de cada instituição local, os aparelhos podem ficar guardados com os alunos, em armários, caixas coletoras, compartimentos específicos nas salas de aula ou em outros espaços dentro da escola. Há, porém, exceções, que comportam questões de acessibilidade, monitoramento de saúde, situações de perigo e para garantir o exercício de direitos fundamentais.
CAPACITAÇÕES – O texto estipula que as escolas e redes de ensino devem organizar capacitações e iniciativas para um ambiente acolhedor e preventivo, visando identificar sinais de sofrimento emocional e buscando promover a saúde mental dos estudantes.
FORMAÇÃO – Competirá aos sistemas de ensino e às instituições a definir e implementar estratégias de formação continuada dos professores, funcionários e profissionais da educação voltadas para a implementação digital e o uso pedagógico dos aparelhos. A resolução traz ainda orientações curriculares para a implementação da educação digital e midiática, que deve ser desenvolvida conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes curriculares. A norma estabelece ainda que a elaboração dos novos currículos e planos de formação docente deve acontecer ao longo de 2025, com efetiva implementação a partir de 2026.
ESTRATÉGIAS – O MEC vem atuando por meio daEstratégia Nacional das Escolas Conectadas (ENEC)para oferecer uma educação com tecnologia voltada para a cidadania digital. Recentemente, o ministério lançou oGuia para o Planejamento da Adoção de Dispositivos Tecnológicos nas Escolas, além de outros materiais de apoio para auxiliar redes no processo de implementação da educação digital e da Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas. Os documentos estãodisponíveisna Plataforma MECRED,nacoleção deguias e materiaissobre o tema.
LEGISLAÇÃO –A resolução é fruto de ampla discussão do CNE, sob a relatoria do conselheiro Israel Matos Batista, a partir da Lei nº 15.100/2025, que restringe a utilização, por estudantes, deaparelhos eletrônicos portáteis pessoais, comocelulares, nos estabelecimentos públicos e privados deensino daeducação básica durante as aulas, recreios e intervalos. A medida visa proteger a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes.
EXCEÇÕES – A Lei prevê exceções para o uso de dispositivos móveis em atividades educativas, sempre com acompanhamento dos professores,epara estudantes que necessitem de recursos de acessibilidade. Mais do que restringir, a medida busca promover o uso consciente e intencional das tecnologias, reforçando a importância da educação digital para o desenvolvimento de competências que preparem os estudantes para uma participação crítica e responsável no mundo digital.
ESCOLAS CONECTADAS –A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), do MEC, promove a educação digital como pilar para a transformação das escolas públicas, garantindo acesso e uso pedagógico seguro da tecnologia. A Enec articula políticas públicas para universalizar a conectividade com qualidade e garantir o uso intencional das tecnologias e está estruturada em seis eixos interligados. Na dimensão pedagógica, além das ações mencionadas, a Estratégia busca fortalecer o uso da tecnologia de forma consciente e segura a partir de diversas ações, como:
Lançamento de um Referencial de Saberes Digitais Docentes, com ferramenta de diagnóstico (56 mil respostas em 2024); Assessoria técnica às redes estaduais para implementação curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação; Ciclo de seminários e oficinas, promovendo a educação digital; Criação de mil laboratórios maker, com investimento de R$ 100 milhões, para estimular o letramento digital e a aprendizagem ativa; eEdital para novos cursos no Avamec, aprovando 61 cursos e beneficiando mais de 100 mil professores.
Deixe seu Comentário
Leia Também

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Homem esfaqueia companheira após discussão no Nova Dourados

ECONOMIA
Bandeira tarifária será verde em abril, anuncia Agência

BR-463
Vice-cônsul da Síria é preso em MS com mais de 500 iPhones contrabandeados

CAGED
Serviços e indústria puxam fila e Dourados abre mais de 500 novos postos de trabalho

FUTEBOL
Operário e Ivinhema começam a decidir Campeonato Estadual neste sábado
PREVENÇÃOMPMS e Corregedoria Nacional debatem reforço no combate à violência contra a mulher
NARKÉ IIIPolícia Civil cumpre mandado de prisão temporária durante operação

EMPREGO
Caged: Brasil criou quase 432 mil empregos formais em fevereiro

EXPORTAÇÃO
Certificado para exportação de ração animal está três vezes mais rápido no Brasil

SAÚDE PÚBLICA
SES promove capacitação sobre talidomida para profissionais da saúde de MS
Mais Lidas
INVESTIGAÇÃO
Suspeita na morte de homem que teve corpo desovado em plantação é presa; polícia procura outros três
TRAMITAÇÃO
Defensoria questiona projeto que proíbe pesca artesanal em MS por cinco anos
SEMINÁRIO
Produtores precisam correr contra o tempo para ratificação de 32 mil imóveis rurais em MS
PELAS RUAS DE DOURADOS
Com trajeto definido, ‘Manão’ percorre ruas vendendo salgados e conquistando amizades
Discover more from FATONEWS
Subscribe to get the latest posts sent to your email.