27/02/2025 – 12:52
O Explorer Nº 1, navio da BYD, está de volta ao Brasil. Desta vez, atracou no Portocel, em Aracruz, no Espírito Santo. A primeira que ele passou por aqui foi em maio de 2024, mas no porto de Suape, em Pernambuco.
O grandão, com capacidade de carregar 7 mil veículos, chegou trazendo 5.524 veículos híbridos e elétricos das famílias Dolphin, Song e Yuan. Ele foi carregado com a frota em Ningbo, na China, e realizou duas paradas para abastecer, em Singapura e em Port Louis, nas Ilhas Mauricio.
Os veículos transportados na embarcação são para o abastecimento nacional até que a fábrica em Camaçari (BA) comece a operação, prevista para o final deste ano.
Como é o Explorer Nº 1
O navio mede 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura. Seus sistemas de gerador de eixo e a tecnologia de bateria de armazenamento de energia foram desenvolvidos pela própria BYD.
A tripulação conta com profissionais da Índia, Filipinas, Ucrânia e Bulgária.

Mais navios
A montadora estima que mais cinco embarcações se juntem à frota pelos próximos dois anos, completando oito no total.
Os planos de aumento de frota da fabricante chinesa seguem seus resultados de 2024, quando registrou recorde de exportações – com 417.204 veículos, montante que representa crescimento anual de 71,85% no volume de envios para o exterior.
Além disso, em 2024, a fabricante alcançou o número de 4,3 milhões de unidades vendidas, o que representou um salto de 41% em relação ao ano anterior. Com o resultado, a BYD se posiciona, pela primeira vez, como terceira maior fabricante no mercado de veículos global em 2024.
Discover more from FATONEWS
Subscribe to get the latest posts sent to your email.