Pleno.News – 07/01/2025 13h39 | atualizado em 07/01/2025 14h03
A multinacional Meta, que controla plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou que acabará com o sistema de checagem de fatos feita por terceiros e o substituirá por um sistema de notas da comunidade, semelhante ao mecanismo usado pela rede social X.
O anúncio foi feito em um comunicado em vídeo divulgado nesta terça-feira (7) pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que afirmou que as mudanças só entrarão em vigor nos Estados Unidos por enquanto.
O novo modelo permitirá que usuários do Facebook e do Instagram sinalizem postagens potencialmente enganosas que exigem mais contexto; uma tarefa que até agora era feita por organizações de verificação de fatos.
– Vamos nos livrar dos verificadores de fatos e substituí-los por Notas da Comunidade, semelhantes ao X, começando nos EUA – disse Zuckerberg, atribuindo as mudanças a um “cenário político e social em mudança e ao desejo de abraçar a liberdade de expressão”.
O CEO da Meta disse ainda que o sistema atual de checagem de fatos da empresa “chegou a um ponto em que há muitos erros e censura demais” e que, por isso, “é hora de voltar às nossas raízes sobre a liberdade de expressão”.
Além disso, o empresário também declarou que os sistemas criados pela Meta para moderar suas plataformas estavam “cometendo muitos erros” e garantiu que a empresa continuará moderando conteúdo relacionado a drogas, terrorismo e exploração infantil.
*EFE
Leia também1 “Deus me deu o nome da minha futura esposa no secreto!”
2 Filha de Silvio apurará demissão de funcionária do SBT com câncer
3 “Ninguém ficou mais chocado do que eu”, diz Thiago Nigro
4 Mãe das crianças mortas por envenenamento vai a óbito no PI
5 Sucesso nos cinemas brasileiros, A Forja inspira estudo bíblico
em seu celular!
Se você encontrou erro neste texto, por favor preencha os campos abaixo. Sua mensagem e o link da página serão enviados automaticamente à redação do Pleno.News, que checará a informação.
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.
Discover more from FATONEWS
Subscribe to get the latest posts sent to your email.