O Dia D da campanha de vacinação contra Influenza, realizado no sábado (10), resultou na imunização de 3.454 pessoas em Dourados, em uma ação que mobilizou todas as unidades de saúde do município.
Apesar do avanço, o número ainda está abaixo do esperado. Das 43 mil doses recebidas, 36 mil já foram aplicadas, o que representa apenas 29% do público-alvo vacinado até o momento. O baixo índice acende um sinal de alerta para as autoridades de saúde, que enfrentam o aumento da demanda por internações, especialmente de idosos e crianças, os mais vulneráveis às doenças respiratórias.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, reforça o apelo para que a população procure os postos. “É fundamental que os grupos prioritários sejam imunizados o quanto antes para evitar o agravamento de casos e aliviar a pressão sobre o sistema de saúde”, destacou.
A campanha segue destinada a idosos, crianças pequenas, gestantes, indígenas, quilombolas, profissionais da saúde, professores, forças de segurança e pessoas com comorbidades.
Leitos de UTI em alerta
Enquanto a campanha avança, a ocupação hospitalar preocupa. Todos os leitos de UTI do Hospital da Vida seguem lotados. Na última semana, a Prefeitura firmou parceria emergencial com o Hospital Universitário da UFGD, que disponibilizou cinco leitos de UTI adulto para pacientes em estado grave, com prioridade para síndromes respiratórias agudas.
Onde se vacinar
A vacinação continua disponível durante a semana, nas unidades de saúde, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Aos fins de semana, o atendimento acontece no PAM, das 7h às 17h, e na Seleta, das 7h às 22h.
“A vacina protege quem recebe a dose e toda a comunidade. Vacinar-se é um ato de responsabilidade coletiva”, reforçou o secretário Márcio Figueiredo.
Discover more from FATONEWS :
Subscribe to get the latest posts sent to your email.