A Vivo, por exemplo, apostou no mote “Tem judô, tem medalha do Brasil! Ouro em Paris”. A cerveja Corona, patrocinadora das Olimpíadas, usou as redes sociais para dizer “Garantir as 3 medalhas no judô = Momentos de Ouro”.
Marcas pegam carona no primeiro ouro do Brasil em Paris
Marcas pegam carona no primeiro ouro do Brasil em Paris
A peça da cervejaria faz alusão às conquistas do esporte em Paris, como a prata de Willian Lima e o bronze de Larissa Pimenta.
O Pão de Açúcar aproveitou a vitória para “comemorar com adega cheia!” e lançou a promoção “vinho com até 50% off”.
Beatriz, que já ganhou medalhas no mundial e nos Jogos Pan-Americanos, é uma das atletas patrocinadas pela Petrobras. A estatal está investindo R$ 14,3 milhões em 55 atletas, uma alta de 43% em relação aos R$ 10 milhões dos Jogos do Japão, em 2021.
Pesquisa da PwC projeta alta de 4,2% nas receitas com entretenimento e mídia neste ano em comparação a 2023. A Havaianas, por exemplo, fez um trocadilho com o nome da atleta para vestir a sandália com a faixa preta e dizer “É ouro e todo mundo saBIA”. A marca, que é patrocinadora do Time Brasil, inaugurou uma loja na Champs Elysées, na capital francesa.
— Bia Souza emocionou o país com seu jeito carismático, simples e com o qual muitos brasileiros se identificam. Ser espontânea, natural e proporcionar o primeiro e mais do que esperado ouro ao Brasil nos Jogos Olímpicos fizeram sua rede social escalar. Começar o dia com 19 mil seguidores e ganhar mais de 1 milhão demonstra a força da rede social — ratifica Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo.
A Samsung também aproveitou a conquista no judô. A ação de marketing, que utiliza o novo smartphone dobrável da marca, o Z Flip 6, traz o mote “Ippon! É o primeiro ouro do Brasil”, em alusão à pontuação máxima no esporte. A empresa, que patrocina a skatista Rayssa Leal, aproveitou seu bronze para postar um TBT em seu perfil na rede social.
As conquistas mais recentes também entraram no mote publicitário. Na manhã desta sexta-feira, quando a seleção masculina de vôlei venceu o Egito, a Hemmer brincou: “É impressão minha ou teve embalagem de mostarda Hemmer voando, sacando e bloqueando em quadra?”
Rebeca já tem patrocínios para depois de Paris
A ginasta Rebeca Andrade ganhou ação da Riachuelo após a conquista da prata. Na ação, a varejista pede para compartilhar o post e ter um “agosto de ouro”. Rebeca, que pode se tornar a maior medalhista olímpica do Brasil, é uma das campeãs de publicidade. A atleta tem contratos com empresas como Medley, Hemmer, Docile, Adidas, Panasonic, Nivea, Intimus, Havaianas, Invisalign, Sankhya, Volvo, Panam Sports, Parmalat Wheyfit e Vult.
Recentemente, Rebeca foi homenageada com a versão de uma boneca Barbie. Além disso, a atleta já tem três patrocínios fechados para depois dos Jogos de Paris 2024.
— Atletas de alta performance transmitem atributos importantes, como saúde, bem-estar e superação, e são figuras que podem promover transformação social em uma ponta e conversão na outra — explica Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.
Corona aposta em rodada de cerveja grátis
A Corona Cero usou a foto do surfista Gabriel Medina, que parece voar durante uma das etapas do campeonato de surfe no Taiti, em um outdoor no Rio de Janeiro. A marca de cerveja criou ainda uma ação chamada “Rodada de Ouro”, com cerveja grátis em diversos bares a cada medalha de ouro conquistada pelos atletas brasileiros. A ação ocorre em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Natal e Florianópolis.
— É fazer parte das vitórias olímpicas dos atletas brasileiros em Paris — diz Gabriela Gallo, head de Corona no Brasil.