Sabemos que as ferramentas de chatbot vem sendo cada vez mais adotadas, se tornando uma peça fundamental para as empresas otimizar processos e oferecer uma experiência única aos clientes. E à medida que essa tecnologia evolui, mais opções surgem no mercado. Mas você saberia escolher qual a melhor ferramenta para a sua empresa?
Fomos atrás dessa resposta para te ajudar a entender o universo dos chatbots, quais os seus benefícios e as melhores práticas para melhorar o suporte ao cliente e impulsionar o crescimento do seu negócio. Acompanhe tudo com a gente!
Quais são os benefícios de implementar um WhatsApp Chatbot no seu negócio?
Quando pensamos na maneira como mantemos contato com as empresas hoje em dia, é muito provável que já tenhamos interagido com um chatbot. Essa tecnologia, que simula conversas humanas por mensagens de voz ou texto, oferece um atendimento rápido e eficiente ao cliente.
É comum ver empresas utilizando o WhatsApp Chatbot para facilitar ainda mais as suas operações internas. Isso porque o WhatsApp é outra ferramenta que caiu no gosto das pessoas e, consequentemente, das marcas. Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box e pelo portal Mobile Time, 76% dos brasileiros interagem com marcas e empresas via WhatsApp, para tirar dúvidas e pedir informações. Mas quais outros benefícios das ferramentas de chatbots?
Atendimento 24/7
Implementar um WhatsApp chatbot é a garantia de oferecer o melhor suporte ao cliente, com atendimento 24/7 para responder a perguntas mais frequentes, resolver problemas simples e direcioná-los para o canal humano quando necessário. Isso reduz o tempo de espera e ainda desafoga a sua equipe para trabalhar com outras atividades mais estratégicas.
Imagine usar o WhatsApp chatbot também para fornecer atualizações de status do pedido de um cliente ou avisá-lo da chegada de um produto que estava esgotado? Isso é possível com o uso da ferramenta.
Personalização no atendimento
As ferramentas de chatbot também são ótimas aliadas nas estratégias de marketing conversacional, que incluem justamente a comunicação um-para-um. Imagine a seguinte abordagem: cada vez que um cliente entra em contato, o chatbot pode acessar o histórico de interações e enviar mensagens programadas e personalizadas para ele.
As mensagens podem ser de recomendações de produtos baseadas em compras anteriores, lembretes de pagamento ou ofertas especiais relacionadas aos interesses do cliente. Isso permite a construção de um relacionamento mais próximo com o usuário, contribuindo para o aumento das vendas e a fidelização do cliente.
Como a integração de um CRM com WhatsApp pode melhorar a gestão de clientes?
Até agora, abordamos como as ferramentas de chatbot integradas ao WhatsApp podem ser úteis para o alavancar o crescimento do seu negócio. Para tornar o suporte ao cliente ainda melhor, existe a possibilidade fazer a integração de sistemas com outras tecnologias, como o sistema de CRM (Customer Relationship Management).
O CRM integrado com WhatsApp permite que você centralize todas as informações sobre seus clientes em um único lugar. Isso inclui as interações desde o primeiro contato, preferências e comportamento, dados cadastrais (nome, endereço, telefone, e-mail) e até mesmo a posição em que ele se encontra no funil de vendas. Aqui trazemos mais detalhes das vantagens do uso do CRM com as ferramentas de chatbot:
- Segmentações personalizadas: o CRM pode segmentar clientes com base em critérios como histórico de compras e interesses específicos. Por exemplo, uma loja de produtos naturais pode criar um grupo de clientes com preferência em opções sem lactose.
- Gerenciamento de leads: a ferramenta permite qualificar os leads de forma automática, ajudando a sua equipe se aquela pessoa está propensa a comprar da sua empresa ou precisa ainda de mais informações.
- Escalabilidade nas interações: o CRM WhatsApp também ajuda a expandir as interações com os clientes. Com isso, é possível adotar diferentes canais de comunicação na estratégia de marketing conversacional (chatbot, redes sociais, call centers, aplicativos) sem perder a qualidade e a conexão com os usuários.
Automação de tarefas
Vamos concordar que, na correria de hoje, ninguém quer perder tempo com tarefas simples que poderiam ser automatizadas. Com a integração de sistemas CRM com WhatsApp, essas tarefas podem ser facilmente resolvidas: a ferramenta envia lembretes de compromissos, atualiza o status dos pedidos e faz notificações de ofertas e descontos.
Isso é crucial para aumentar a produtividade de qualquer negócio, reduzindo tempo e energia da equipe. Assim, os colaboradores podem realmente se concentrar em atividades mais complexas, de alto valor agregado e que exigem criatividade.
Comunicação entre equipes
A centralização de dados proporcionada pelo CRM resulta também no acesso instantâneo e na visão holística do cliente pelos diferentes departamentos da empresa. Com um sistema de suporte ao cliente, você reúne em um único lugar a interação entre equipes de vendas, marketing, comunicação e outros que podem trocar informações em tempo real.
Da mesma forma, isso evita um problema recorrente nos negócios que é o ruído na comunicação, que pode levar a situações incômodas com os clientes. Como casos em que o cliente precisa repetir as mesmas informações por várias vezes no atendimento.
Quais são as melhores práticas para usar ferramentas de chatbot na sua empresa?
Como você viu até agora, integrar um CRM com WhatsApp proporciona inúmeras vantagens ao seu negócio, desde um suporte ao cliente mais eficiente até à produtividade da equipe. Além disso, falamos sobre o marketing conversacional que estabelece uma comunicação mais direta e experiências personalizadas ao usuário.
Mas antes de realizar a integração de sistemas com essas ferramentas, é preciso entender as melhores práticas para utilizá-las na sua empresa. Vamos a eles:
- Defina um objetivo: uma ferramenta de chatbot pode desempenhar diversas funções, mas é essencial ter objetivos bem definidos para configurá-la de maneira a obter os resultados esperados.
- Escolha a plataforma certa: cada ferramenta possui funcionalidades específicas que atendem a diferentes necessidades do mercado. Escolha aquela que melhor se alinha aos seus objetivos. Se você precisa de integração com outras tecnologias, priorize esse critério na sua escolha.
- Treinamento do chatbot: configure e faça testes constantes no chatbot para ele se tornar mais eficaz nas interações com os clientes. Quanto mais você treiná-lo, mais satisfeito ficará o usuário.
Monitoramento e análise de dados
Uma das boas práticas de uso de WhatsApp CRM é o monitoramento regular do desempenho da ferramenta. Utilize métricas como tempo de resposta e taxa de resolução de problemas. Por exemplo, se o chatbot está demorando muito para responder, é preciso avaliar o fluxo de conversa.
No segundo caso, se a taxa de resolução está baixa, será necessário ajustar os tipos de consultas oferecidas ao cliente que são direcionadas ao canal humano. Outro caminho é coletar feedbacks dos próprios clientes para aprimorar o suporte ao cliente e, consequentemente, a própria ferramenta.
Seu negócio está pronto para esse próximo passo
Após mergulharmos no mundo das ferramentas de chatbots, esperamos que você termine o texto pronto para implementá-las na sua empresa. Como vimos, essas tecnologias são uma oportunidade para melhorar a interação com os usuários, aplicar o marketing conversacional de forma eficiente e alavancar as vendas e a fidelização do cliente. Vale a pena aproveitar o máximo potencial dessas ferramentas!