Os efeitos do apagão cibernético global que afetou várias regiões do mundo nesta sexta-feira já alcançam aeroportos no Brasil. Ainda pela manhã, no Galeão, no Rio de Janeiro, e em Guarulhos, em São Paulo, empresas aéreas já enfrentavam algumas dificuldades operacionais, resultando em atraso de voos e formação de filas para os passageiros.
- Apagão cibernético: Bancos saem do ar no Brasil, e usuários reclamam nas redes sociais
- Crise em aeroportos: Animação mostra impacto de apagão cibernético em voos nos EUA
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) informou que o problema não afetou o controle de tráfego aéreo no Brasil, impactando pontualmente apenas operações de check-in de algumas companhias aéreas. Além dos voos, o Brasil também teve plataformas bancárias e outros setores afetados com o apagão, como hospitais e plataforma do STF. Veja abaixo.
De acordo com a RIOgaleão, concessionária responsável pela operação do aeroporto internacional, sete voos da Azul e um da JetSmart apresentavam atraso por volta das 11h. O sistema do aeroporto, porém, operava normalmente.
A Azul reconheceu que a pane global impacta “indiretamente o sistema de reservas e operação na aviação mundial” e, com isso, alguns voos podiam sofrer atrasos pontuais. Gol e Latam disseram que seus voos não foram afetados.
— A previsão do nosso voo era 12:50. Chegamos na fila da JetSmart às 9h45 e por volta de 11h30 o nosso check-in foi realizado. Notamos que, para quem não havia feito o procedimento antecipadamente, a companhia estava fazendo de forma manual, o que acarretou mais transtorno… depois, o atraso foi comunicado e foi dada a explicação que ocorreu por conta da pane, nada mais. Agora, a expectativa era decolar às 14h50, mas por enquanto estamos aguardando. — desabafou Marli Sanção.
Outro passageiro que teve voo afetado foi Marcos Farias, motorista profissional, que mora no Rio de Janeiro e está de férias. E pretende aproveitar o tempo livre com a mulher em Campina Grande, na Paraíba. Seu voo que deveria ser realizado pela companhia Azul, deveria decolar 11h, no entanto, está atrasado e sem nova previsão de horário para partida.
— Eu consegui fazer o check-in tranquilamente, mas ao sair do balcão, vi uma operadora informando na fila que o meu voo está atrasado e sem previsão de partida — disse Frias. — Estou sabendo do problema que está acontecendo. Vi que isso afetou alguns aplicativos também.
A Azul está operando com check-in manual por causa do pane. A recomendação da empresa aos passageiros que têm voo marcado para hoje e ainda não tenham feito o check-in é que cheguem ao aeroporto com maior antecedência e se dirijam ao balcão de atendimento da companhia.
A Latam recomenda que os passageiros verifique o status do voo como medida de precaução no site https://www.latamairlines.com/br/pt/minhas-viagens. A companhia diz que lamenta eventuais inconvenientes aos passageiros e que eles são alheios a sua responsabilidade.
No Aeroporto de Guarulhos, no início da manhã, a psicanalista Marli Sanção, que tinha embarque para Santiago do Chile pela JetSmart marcado para 9h45, relatava já estar há mais de uma hora na fila do check in.
A JetSmart informou que o seu sistema está apresentando intermitência, mas segue operando os seus voos. Assim, é recomendado que todos os passageiros cheguem mais cedo do que o habitual para fazer o check-in
Desde a madrugada desta sexta, com o início do apagão, usuários de bancos relatam problemas para utilizar as plataformas. Bradesco, Pan, Next e Neon estão entre os que mais têm registros de ocorrências. Já Itaú, Banco do Brasil e Nubank seguem funcionando normalmente.
Em nota publicada na manhã desta sexta, o Bradesco reconheceu que seus sistemas foram afetados pelo apagão.
“Em virtude de um apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”, informou.
- Defeito em atualização: Microsoft diz que causa da pane foi totalmente reparada, mas efeitos ainda podem ser sentidos
Porém, no início da tarde, o banco anunciou que suas plataformas voltaram a funcionar, podem ocorrer registros isolados de intermitência. Já a Neon afirmou que teve problemas nesta manhã, mas que os serviços já estão operando sem interfências:
“A Neon, principal fintech voltada ao brasileiro trabalhador, informa que sofreu instabilidade nesta manhã em decorrência da crise global de tecnologia. O funcionamento dos serviços foi restabelecido e todo o time técnico da Neon continua trabalhando arduamente para minimizar quaisquer impactos para seus clientes”, informaram.
Clientes da XP também se depararam com um aviso de instabilidades. “Nossa plataforma de investimento e algumas outras funcionalidades estão temporariamente indisponíveis e podem apresentar instabilidades ao longo do dia”, dizia o comunicado. Procurada às 16h30, a corretora disse que seus sistemas já tinham retornado à normalidade.
Coleta de exames suspensa em hospital
O apagão cibernético afetou também a coleta de exames laboratoriais do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que precisou ser suspensa temporariamente. De acordo com informações do G1, com exceção das coletas, os sistemas foram reestabelecidos e as unidades estão operando normalmente, mas com lentidão.
“Nossos sistemas foram restabelecidos rapidamente, e de forma gradual as rotinas foram normalizadas, sem grandes impacto para nossos pacientes, com exceção da coleta de exames laboratoriais, que foram temporariamente suspensas, uma vez que nosso parceiro que processa as amostras está enfrentando o mesmo problema”, afirmou o hospital, em nota.
Nas redes sociais, pessoas relataram problemas em outros laboratórios de São Paulo para a coleta de exame.
STF teve serviços desativados
O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que foi afetado na madrugada desta sexta-feira pelo apagão cibernético global. A Corte afirmou, contudo, que os sistemas judiciais e os principais sistemas administrativos já estão funcionando adequadamente.
De acordo com a instituição, alguns serviços de apoio, principalmente os utilizados pelo público interno, ainda estão sendo reativados. O site do tribunal foi restabelecido às 7h.
Serviços do Gov.br não foram impactados
A ministra do Gestão e Inovação, Esther Dweck, informou nesta sexta-feira que o apagão global não afetou os serviços virtuais oferecidos no Gov.br. Segundo a ministra, os sistemas de monitoramento do ministério e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não detectaram qualquer interrupção no atendimento.