Não é somente a Anfavea que está pedindo uma mudança na alíquota de importação de chineses, que no caso são os automóveis elétricos e híbridos. A Anif – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos – também quer maior taxação de pneus chineses.
Klaus Curt Müller, presidente da Anif, falou ao site Auto Data que os pneus chineses promovem concorrência “de forma desleal, com os que são feitos no Brasil”.
O executivo prometeu que em julho se reunirá com o governo em Brasília para discutir o retorno de um dispositivo para equilibrar o mercado de pneumáticos no Brasil. Esse era o controle de preço mínimo dos pneus, eliminado em 2021.
Curt Müller comentou: “Esse mecanismo, que evitava a concorrência desleal, foi excluído para diversos setores, inclusive o nosso. A decisão foi tomada com base na interpretação de que isto era espúrio”.
Müller ampliou: “Hoje temos estoques enormes porque as fábricas de pneus não podem parar de produzir: elas operam em regime de 24 horas sete dias por semana”.
A Anif defende que o governo proteja a indústria nacional, que não tem comko concorrer com pneus chineses com preços muito mais baixos. Hoje eles recolhem 16% de imposto de importação e a entidade nacional pede o limite da OMC (Organização Mundial do Comércio) que é de 35%.
O executivo explicou: “Esta invasão não é apenas numérica. Trata-se de impossibilidade de concorrência. Como alcançar este preço? Só se eu tiver a mesma coisa que a empresa concorrente exportadora tem, ou seja, subsídio do governo, dumping, pagamento de salários miseráveis, a prática de atividades comerciais ilícitas. Nossa indústria, porém, é centenária, temos enorme compliance e 51% do mercado mundial de pneus estão nas mãos de empresas que estão no Brasil.”
Klaus apontou que os pneus que chegam ao Brasil, sendo 90% deles da Ásia, muitas vezes desembarcam com um preço menor que o custo industrial de produção e até mesmo que o custo internacional da matéria-prima…
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